Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A produção industrial no Brasil registrou um crescimento de 0,1% em agosto em comparação a julho, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na manhã desta quarta-feira (02).
Em julho, a indústria havia enfrentado uma retração de 1,4%. No acumulado de janeiro a agosto, o setor apresenta um aumento de 3,0%, enquanto no comparativo dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,4%.
Em relação a agosto de 2023, a produção industrial cresceu 2,2%, sem ajuste sazonal. O Banco Central projeta um crescimento de 3,5% para a indústria em 2024, enquanto o Ministério da Fazenda estima uma alta de 3,4%.
O crescimento de 0,1% na indústria em agosto foi impulsionado pelo setor extrativo, que subiu 1,1% após uma queda de 2,2% no mês anterior. Também contribuíram para o resultado os segmentos de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (+3,6%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (+4,0%), e produtos químicos (+0,7%).
Por outro lado, os setores que apresentaram desempenho negativo incluem veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,3%), produtos diversos (-16,7%) e impressão e reprodução de gravações (-25,1%).
Entre as principais categorias econômicas, os bens de consumo semi e não duráveis aumentaram 0,4% em agosto, enquanto os bens intermediários tiveram um avanço de 0,3%.
Por sua vez, os bens de capital e os bens de consumo duráveis registraram quedas de 4,0% e 1,3%, respectivamente.