Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Pesquisa Especial de Crédito da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), divulgada nesta segunda-feira (18) em São Paulo, aponta que o saldo total da carteira de crédito deve crescer 0,8% em outubro, com o ritmo de expansão anual podendo retomar os dois dígitos, passando de 9,9% para 10,4%.
O estudo destaca o crédito direcionado às empresas, que deve registrar um avanço de 2,1%, impulsionado principalmente pelos financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e por programas públicos, como o Programa Acredita, lançado para apoiar pequenas e microempresas.
A carteira “pessoa física direcionada” deve crescer 1,1% no mês, sustentada pela continuidade dos financiamentos imobiliários e pelo crédito rural, reflexo do plano safra. Dessa forma, essa modalidade de crédito pode apresentar uma expansão de 11,2% para 11,4% em termos anuais.
Já o crédito livre, que deve avançar apenas 0,4% em outubro, ainda assim contribuirá para acelerar o ritmo de expansão anual da carteira, de 9,1% para 9,7%. As projeções indicam crescimento de 1,1% para linhas de financiamento de veículos, crédito pessoal e cartão de crédito à vista, beneficiados pelo aumento do emprego e da renda.
O levantamento da Febraban é baseado nos dados consolidados dos principais bancos do país, que representam de 42% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional, conforme as linhas de crédito. A pesquisa mensal serve como uma prévia dos dados oficiais, que serão divulgados pelo Banco Central no dia 28 de novembro.