Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em Rosário, cidade portuária da Argentina, registraram o primeiro caso do que os cientistas chamam de ‘coronadengue’, porque ocorre quando há uma dupla infecção entre covid-19 e dengue. Segundo o Ministério da Saúde Pública da cidade, o caso é de uma mulher recém-chegada do Brasil, que, após um estado de saúde frágil, passou por exames e o diagnóstico confirmou que ela tinha uma dupla infecção.
A paciente foi submetida a testes de covid-19, aos quais deu positivo e, posteriormente, seu quadro clínico apresentou sintomas de dengue, sendo detectada uma infecção simultânea.
“Trata-se de uma pessoa que, ao voltar do Brasil, começou com sintomas de febre, dores musculares e articulares nos primeiros dias de fevereiro. Um swab foi realizado na mulher que testou positivo para covid-19”, informou a Secretaria de Saúde de Rosário, citada pelo jornal argentino La Nación .
A Secretaria acrescentou: “Como os sintomas persistiram e outros sinais foram acrescentados, a mulher fez nova consulta e através da avaliação clínica suspeitou-se da possibilidade de dengue, o que foi confirmado por análise laboratorial”.
Além do primeiro caso de coronadengue em 2022, é o primeiro caso de dengue importado registrado pela cidade argentina no início do ano.
O paciente com infecção simultânea encontra-se estável e com boa saúde.