sexta-feira, 18 de junho de 2021

Ministério da Saúde suspende uso da vacina de Oxford em grávidas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Ministério da Saúde vacina Oxford grávidas

Nesta terça-feira (11), o Ministério da Saúde decidiu suspender a imunização de gestantes e puérperas com a vacina da Oxford/AstraZeneca, para investigação de possíveis eventos adversos nestas mulheres após a aplicação das doses.

A pasta também orientou que a vacinação de pessoas neste grupo que não tenham comorbidades também seja suspensa, independentemente da vacina a ser aplicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Para gestantes e puérperas com comorbidades, a vacinação com as doses da CoronaVac e da Pfizer deve ser mantida. Os especialistas que participaram da coletiva de imprensa para o anúncio, porém, enfatizaram que o risco da Covid-19 é muito maior do que o de eventos adversos com a vacina da Oxford. 

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Franciele Francinato, enquanto a proporção de trombose e AVC pela vacina está em 1 caso a cada 100 mil, o número de óbitos em grávidas pela Covid-19 é de 20 por 100 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

O anúncio da suspensão ocorreu após a notificação da morte de uma mulher grávida, no Rio de Janeiro, poucos dias depois de se vacinar com as doses da Oxford. Por este motivo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também pediu a suspensão da vacina em gestantes. 

“É uma cautela que o programa nacional de imunizações têm até o fechamento do caso. Podem ocorrer eventos adversos raros que não foram identificados no estudos de fase 3. Mas já foi descrito e é um evento extremamente raro. É importante que se vacine porque o risco de óbito por covid é muito maior”, explicou a coordenadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

A morte da mulher de 35 anos ainda está sob investigação das autoridades sanitárias, para definir se as complicações têm relação com o produto.

A vacinação de gestantes não está prevista na bula do imunizante da AstraZeneca, mas o Ministério da Saúde decidiu incluir o grupo entre as prioridades para imunização devido ao número elevado de mortes de gestantes nos últimos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos