Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Copa América de 2024 será disputada nos Estados Unidos e terá a novidade de contar com a participação de seis países pertencentes à Concacaf. Essa mudança foi anunciada pela Conmebol, que esclareceu que a competição será realizada durante o “verão de 2024” no hemisfério norte e que contará com os dez membros dessa organização, aos quais serão adicionadas as “seis melhores equipes da Concacaf, como convidados”.
As seis seleções da Concacaf que disputarão o campeonato mais importante da seleção sul-americana se classificarão pela Liga das Nações da Concacaf 2023/24.
Esse “acordo estratégico” também contempla o convite de seleções femininas para o evento da Concacaf, mas um fato marcante é que “haverá um novo torneio de clubes”.
O ramo feminino da competição terá como novidade que os quatro melhores países da Conmebol estarão na Concacaf Gold Cup W 2024 que também será disputada nos Estados Unidos. Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai serão os representantes deste lado do continente nesta edição em função dos resultados obtidos na Copa América feminina de 2022, que terminou com as brasileiras como campeãs.
Finalmente, ambas as federações se preparam para organizar um novo torneio de clubes com o “estilo final four” com as melhores equipes. “As quatro seleções participantes (duas de cada confederação) se classificarão pelas competições de clubes existentes da Conmebol e da Concacaf e as duas confederações estão trabalhando para que a primeira edição deste torneio seja disputada em 2024”, detalharam sobre o campeonato que será disputado nascermos.
“Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos. Queremos que essa paixão se traduza em mais e melhores competições e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério”, declarou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. “Será realmente benéfico para ambas as confederações. Trabalhando lado a lado com a Conmebol, vamos oferecer competições de elite que darão mais oportunidades para nossas federações e que sabemos que os torcedores querem”, acrescentou Víctor Montagliani, presidente da Concacaf.
Os Estados Unidos são um dos três países – junto com Canadá e México – que sediarão a Copa do Mundo em 2026. É a segunda vez na história que os Estados Unidos sediarão a Copa América depois de organizarem a edição do Centenário em 2016, que terminou com o Chile como campeão do torneio pela segunda vez em sua história após vencer a Argentina nos pênaltis.
Eis a íntegra da nota da CONMEBOL:
A CONMEBOL e a Concacaf anunciaram hoje a assinatura de um acordo de colaboração estratégica para fortalecer e desenvolver o futebol em ambas as regiões. O acordo inclui competições de seleções masculinas e femininas e um novo torneio de clubes.
A CONMEBOL Copa América 2024 será disputada nos Estados Unidos, no verão de 2024, e terá como convidados os 10 times da CONMEBOL e os seis melhores times da Concacaf. Este tradicional torneio da CONMEBOL será co-organizado por ambas as confederações.
Os países da Concacaf terão a oportunidade de se classificar para esta competição por meio da Liga das Nações da Concacaf 2023/24.
Para a CONMEBOL, este acordo apoiará as seleções masculinas em sua preparação para a próxima Copa do Mundo por meio de uma Copa América expandida com seis times de elite da Concacaf, sediada na região que sediará a Copa do Mundo FIFA de 2026.
Por sua vez, permitirá que a Concacaf ofereça mais competições de alta qualidade para suas seleções masculinas nos próximos dois anos, incluindo a conclusão da Liga das Nações da Concacaf 2022/23, a Copa Ouro da Concacaf de 2023, a Liga das Nações da Concacaf de 2023 / 24.
Para as seleções femininas, a Concacaf convidou as quatro melhores seleções femininas da CONMEBOL para participar da Copa Ouro Concacaf W 2024. A edição inaugural deste torneio será disputada nos Estados Unidos. A competição de 12 equipes é uma parte fundamental do novo calendário de competições de seleções femininas da Concacaf.
As duas equipes da Concacaf que participarão dos Jogos Olímpicos de 2024 (Estados Unidos e Jamaica ou Canadá) receberão uma despedida para a Copa Ouro da Concacaf W de 2024. As seis equipes restantes da Concacaf serão determinadas por meio da Qualificatória da Concacaf W. 2023.
As quatro seleções convidadas da CONMEBOL que participarão foram definidas com base nos resultados da Copa América Feminina 2022: Brasil (campeão), Colômbia (vice-campeã), Argentina (terceiro colocado) e Paraguai (quarto colocado).
A CONMEBOL e a Concacaf também organizarão uma competição centralizada de clubes estilo “final four” envolvendo os melhores clubes das respectivas confederações. As quatro equipes participantes (duas de cada confederação) se classificarão através das competições de clubes existentes CONMEBOL e Concacaf e as duas confederações estão trabalhando para que a primeira edição deste torneio seja disputada em 2024.
Sobre o importante acordo, Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, afirmou : “A CONMEBOL e a CONCACAF estão unidas por laços históricos e afetivos. Mas acima de tudo, estamos unidos pela paixão, característica de toda a América, pelo futebol e pelo esporte. Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos. Queremos que essa paixão se traduza em mais e melhores competições e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério. Sem dúvida, as duas confederações acreditam no grande e vamos trabalhar com essa orientação”.
Victor Montagliani, presidente da Concacaf, disse: “Esta parceria é para apoiar o crescimento contínuo do futebol masculino e feminino na Concacaf e na Conmebol, e será verdadeiramente um benefício mútuo para ambas as confederações. Trabalhando de mãos dadas com a Conmebol, vamos oferecer competições de elite que darão mais oportunidades para nossas federações e que sabemos que os torcedores querem ver. Trabalharemos juntos para garantir que o futebol nas duas regiões continue a prosperar.”