Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
“Memórias. Memórias são relatos que alguém faz a partir de acontecimentos dos quais participou ou foi testemunha. E temos inúmeras testemunhas. Uma geração inteira de torcedores. Você chegou ainda menino, impulsionado por um amor de família. Entrelaçado pelas nossas raízes. Você cresceu entre chuteiras, cadernos e amigos. O Vasco passou a ser não só a sua escola da bola, como também a escola da vida. Cresceu, torceu e se formou na nossa casa”, diz o vídeo divulgado pelo Vasco.
“Se tornou referência nacional. Mesmo moleque, impressionou o mundo. E, como num passe de mágica, você já estava nos representando entre os profissionais. Mesmo que a nossa despedida já tivesse data marcada, os dribles, as assistências e os gols faziam o tempo parar por alguns instantes. Desfrutamos demais! E quando você saiu para conquistar o mundo, nós, vascaínos, sabíamos que não era uma despedida. Era um… até breve!”, continuou.
Às 11h11, em referência ao número que Coutinho vestirá no Vasco, o clube anunciou a volta do jogador, que saiu do Brasil há 14 anos: “Todo mundo já sabe. O mágico voltou. Coutinho é Vasco!”, escreveu o clube, que postou um novo vídeo com narração de torcedores:
“Quando você partiu em busca dos sonhos de menino, ainda era um menino. Mas você sempre foi e se comportou como ídolo. Por isso, seus sonhos também eram nossos. Seus gols, seus dribles, suas conquistas… Nossos!”.
Após uma extensa negociação, as partes finalmente fecharam o acordo. Coutinho, que havia atuado por empréstimo no Al-Duhail, do Catar, retornou ao Rio de Janeiro (RJ) no final de maio para suas férias e revelou então que estava em conversas para voltar ao Vasco. O desejo pessoal do jogador foi decisivo para a conclusão do negócio.
Durante esse período, Coutinho e seus representantes foram abordados por outros clubes, como Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Grêmio. No entanto, todos foram informados de que o meio-campista daria preferência ao Vasco.
Coutinho está sob contrato com o Aston Villa até julho de 2026. Considerado uma joia desde cedo nas categorias de base, Coutinho estreou pelo Vasco em 2009, marcando cinco gols em 43 partidas antes de ser transferido para a Inter de Milão. Além disso, teve passagens pelo Espanyol, da Espanha, por empréstimo.
O auge da carreira do jogador ocorreu no Liverpool, onde marcou 54 gols em 201 jogos entre 2012 e 2018. Coutinho também teve passagens por Bayern de Munique e Barcelona antes de ingressar no Aston Villa em 2022.
Pela Seleção Brasileira, Coutinho conquistou o título da Copa América de 2019 e participou da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.