Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em uma emocionante partida decidida nos acréscimos, a seleção brasileira feminina de futebol sofreu sua primeira derrota nos Jogos Olímpicos Paris 2024. No último domingo (28), no icônico estádio Parc des Princes, o Brasil foi superado pelo Japão por 2 a 1 em um confronto do grupo C. Jheniffer marcou para a seleção brasileira, enquanto Kumagai, de pênalti, e Tanikawa garantiram a virada japonesa.
O jogo também celebrou o 200º jogo da atacante Marta com a camisa da seleção brasileira. Antes do início da partida, Marta recebeu uma camisa comemorativa em reconhecimento à sua carreira. No entanto, a comemoração foi amarga com a derrota no final.
Desde o início, o Brasil controlou a partida, especialmente com sua superioridade física em relação às japonesas, que se concentraram em explorar contra-ataques rápidos. Marta foi ativa na distribuição de jogo e arriscou um chute aos 19 minutos. A melhor chance até então foi de Tanaka, que, em um contra-ataque, chutou para fora estando praticamente sozinha na pequena área. O Brasil respondeu com uma tentativa de cabeçada de Lauren aos 23 minutos e um chute de Angelina de fora da área aos 29, mas o Japão mostrou mais perigo em seus ataques. No final do primeiro tempo, uma bola de Moriya bateu no braço de Rafaelle, e o VAR confirmou o pênalti. Tanaka cobrou, mas Lorena fez uma grande defesa, garantindo o empate 0 a 0 ao intervalo.
No segundo tempo, o técnico brasileiro fez três alterações: Ludmila substituiu Priscila, Tarciane entrou no lugar de Lauren e Jheniffer substituiu Gabi Nunes. Essas mudanças tiveram impacto imediato. Em um rápido contra-ataque, Ludmila tocou para Jheniffer, que abriu o placar com um potente chute aos 11 minutos. Apesar do gol, o Brasil não conseguiu manter o controle da partida e foi o Japão quem intensificou a pressão.
O Japão teve uma grande oportunidade aos 23 minutos com um voleio de Tanaka, que foi bem defendido por Lorena. As japonesas continuaram pressionando e tiveram outra chance com Minami, de cabeça, que passou perto do gol brasileiro. Aos 45 minutos, em um lance de revisão do VAR, um pênalti foi marcado após a bola bater na mão de Yasmin. Kumagai converteu a penalidade, empatando o jogo. Quatro minutos depois, em um erro da defesa brasileira, Tanikawa fez um belo chute por cobertura e virou o jogo para o Japão, selando a vitória por 2 a 1.
Agora, a seleção brasileira se prepara para o próximo desafio contra a Espanha, na quarta-feira (31), às 12h (horário de Brasília).