Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O treino de natação do triatlo previsto para este domingo, parte dos preparativos para a Olimpíada de Paris, foi cancelado devido à má qualidade da água no Rio Sena. A decisão foi tomada em uma reunião que contou com a participação de representantes da organização dos Jogos, da World Triathlon, além de autoridades municipais e regionais.
Segundo a Associated Press, os organizadores explicaram que os testes de qualidade da água, realizados no sábado (27), mostraram que os níveis de segurança não eram suficientes para permitir a realização do evento. Embora a natação tenha sido cancelada, os treinos de corrida e ciclismo aconteceram normalmente.
O comitê olímpico e a World Triathlon informaram que a qualidade da água estará dentro dos limites aceitáveis para as competições de triatlo, que têm início marcado para 30 de julho.
O mergulho e a natação no Rio Sena foram proibidos por mais de um século. No entanto, desde 2015, os organizadores da Olimpíada investiram cerca de 1,5 bilhão de dólares para preparar o rio para os Jogos Olímpicos. O governo francês garantiu que o rio estaria limpo o suficiente para sediar eventos, incluindo a natação do triatlo e a maratona aquática.
No início de junho, testes diários de qualidade da água indicaram níveis inseguros de bactérias E. coli no rio. Em uma tentativa de tranquilizar o público, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu sua promessa de mergulhar no Sena menos de duas semanas antes do início da Olimpíada, assegurando que as águas estavam em boas condições. No entanto, na sexta-feira (26), foi divulgado que a qualidade da água durante o mergulho estava abaixo dos padrões.
As competições de triatlo masculino e feminino estão marcadas para os dias 30 e 31 de julho, respectivamente. A maratona aquática, na qual a brasileira Ana Marcela Cunha defenderá seu título de campeã olímpica, está programada para os dias 8 e 9 de agosto.