Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O treino de natação do triatlo da Olimpíada de Paris, previsto para este domingo (28), foi cancelado devido à má qualidade da água no Rio Sena. A decisão foi tomada em uma reunião com representantes da organização dos Jogos, da World Triathlon e autoridades municipais e regionais.
Os organizadores informaram que cancelaram a etapa de natação da familiarização do triatlo após testes de qualidade da água, realizados no sábado (27), revelarem que a água não oferecia “garantias suficientes para permitir a realização do evento”. Os treinos de corrida e ciclismo ocorreram normalmente.
O comitê olímpico e a World Triathlon declararam estar confiantes de que a qualidade da água ficará dentro dos limites aceitáveis antes do início das competições de triatlo, em 30 de julho.
A prática de mergulhos e nados no Rio Sena foi proibida por mais de 100 anos. Desde 2015, organizadores da Olimpíada investiram 1,5 bilhão de dólares para preparar o rio para os Jogos Olímpicos. O governo afirmou que o rio estaria limpo o suficiente para sediar eventos, incluindo a parte de natação do triatlo e o evento de maratona aquática.
Testes diários de qualidade da água no início de junho indicaram níveis inseguros de bactérias E. coli no rio. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu uma promessa e deu um mergulho no Sena menos de duas semanas antes do início da Olimpíada, para garantir que as águas estavam em condições. Na sexta-feira (26), foi divulgado que a qualidade da água estava abaixo dos padrões durante o mergulho.
A prova masculina do triatlo está marcada para terça-feira (30) e a feminina para quarta-feira (31). A maratona aquática, que tem a brasileira Ana Marcela Cunha como atual campeã olímpica, está marcada para os dias 8 e 9 de agosto.