Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Amina Abakarova, jogadora de xadrez da Daguestão, é acusada de envenenar sua adversária com mercúrio antes de um torneio em Makhachkala, no dia 2 de agosto, de acordo com o canal de notícias russo Baza no Telegram.
Um vídeo de câmera de segurança do torneio mostra Abakarova indo até a mesa da oponente, Umaiganat Osmanova, e polvilhando uma substância próxima ao local onde ela jogaria. O presidente do Ministério da Cultura Física e Esportes da República da Daguestão, Sazhid Sazhidov, confirmou à mídia estatal russa TASS que a substância identificada era mercúrio.
Osmanova descobriu o mercúrio quando um pedaço dele saiu debaixo do tabuleiro. “Nos primeiros minutos, senti falta de ar e um gosto metálico na boca”, disse Osmanova ao RTV1. “Tive que passar cerca de cinco horas com aquele tabuleiro. Não sei o que teria acontecido se não tivesse visto isso a tempo.”
A jogadora também relatou que ainda se sente mal. Segundo Osmanova, Abakarova ficou amarga após perder para ela em um torneio realizado na semana anterior. “Ela deveria ter sido grata por eu não ter causado um escândalo e ter perdoado-a”, comentou Osmanova sobre o incidente.
Osmanova também mencionou que Abakarova já havia violado regras no passado, trazendo um celular para um torneio, algo proibido. De acordo com o portal Mash, Abakarova, que não se destacou como criminosa, teria perguntado aos organizadores se as câmeras de segurança estavam funcionando 20 minutos antes do início da competição. Os organizadores teriam informado que não estavam.
A Federação de Xadrez da Rússia está considerando a suspensão vitalícia para Abakarova, além da suspensão atual, conforme o RTV1. Abakarova foi detida pela polícia sob a acusação de “causar intencionalmente danos leves à saúde” e pode enfrentar até dois anos de prisão.