Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta terça-feira (13), o Ministério da Agricultura apresentou um conjunto de ações para mitigação, prevenção e combate aos incêndios florestais e queimadas nas áreas rurais do Pantanal.
Elaborado em parceria com outras entidades, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pró-Pantanal vai destinar R$ 30 milhões para fomentar a recuperação econômica no bioma e reduzir os impactos causados pelo fogo nos municípios e nos empreendedores da região.
“São ações de educação, de empreendedorismo para que as pessoas nos ajudem porque sabem que é importante a preservação do bioma, sabem que pegar fogo é pior dos mundos, pois afeta a renda”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante evento virtual de lançamento das medidas.
“Estamos nos antecipando, fazendo a prevenção”, continuou.
Segundo ela, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberão R$ 15 milhões cada para a execução das ações.
“Temos a probabilidade de muitos incêndios, pois temos a crise hídrica e uma seca grande acontecendo”, alertou.
A ministra disse que irá conversar com o ministro da Defesa, Braga Neto, e com o presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a necessidade de estabelecer novas parcerias com as Forças Armadas para atuação nos Estados esse ano a fim de facilitar o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros no combate ao fogo.