Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A União, representada pela Advocacia-Geral da União (AGU), enviou uma notificação extrajudicial à revista IstoÉ em que pede direito de resposta por uma capa que associa o presidente Jair Bolsonaro ao ditador nazista Adolf Hitler ao criticar as ações do presidente durante a pandemia.
Na edição publicada na última sexta (15), Bolsonaro aparece com um bigode semelhante ao do nazista, formado com a palavra “genocida”. O titulo é: “As práticas abomináveis do mercador da morte”.
A AGU diz que “essa veiculação não condiz com a verdade dos fatos” e que
“a notícia veiculada atinge direta e indevidamente a imagem do Presidente da República, como chefe de Estado e do governo no país e no exterior”.
Também recomenda que se substitua o título para “Vidas, empregos, dignidade”. Na capa sugerida, Bolsonaro aparece acenando para a população no desfile de 7 de setembro.
“Comparar este Governo a um que planejou e executou o extermínio do próprio povo é um artifício ao mesmo tempo ridículo, pueril, acintoso e criminoso. E chega a ser um deboche com a inteligência de quem ainda lê esta revista”, diz trecho do pedido.
A AGU ainda diz no documento que “a eventual recusa no atendimento da presente notificação, no prazo de 7 (sete) dias, caracterizará, nos termos do art. 5º da Lei nº 13.188/2015, o interesse jurídico para a propositura da ação judicial correspondente, sem prejuízo da adoção das demais providências cabíveis no âmbito penal e cível”.