Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou nesta sexta-feira (13) que o visto de Darren Beattie, assessor sênior do Departamento de Estado dos Estados Unidos, foi revogado. Segundo o Itamaraty, o norte-americano apresentou “omissão e falseamento de informações relevantes quanto ao motivo da visita” ao Brasil.
“O Itamaraty confirma a revogação do visto, tendo em conta a omissão e falseamento de informações relevantes quanto ao motivo da visita por ocasião da solicitação do visto, em Washington. Trata-se de princípio legal suficiente para a denegação de visto, de acordo com a legislação nacional e internacional”, informou a pasta em nota.
O anúncio ocorre no mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Beattie está proibido de entrar no país e relacionou a decisão à suspensão de vistos de ministros brasileiros e de seus familiares pelos Estados Unidos.
Mais cedo, Lula declarou que o assessor norte-americano só poderá visitar o Brasil quando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, puder entrar nos EUA.
“Aquele cara americano que disse que vinha pra cá, pra visitar o Jair Bolsonaro, ele foi proibido de visitar e eu o proibi de vir ao Brasil, enquanto não liberar os vistos do ministro da Saúde, que está bloqueado”, afirmou o presidente.
Em agosto do ano passado, os Estados Unidos cancelaram o visto da mulher e da filha, de 10 anos, de Padilha. O visto do próprio ministro não foi cancelado porque já estava vencido.