domingo, 18 de abril de 2021

Justiça de SP nega danos morais a Olavo de Carvalho por charge da revista Piauí

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu manter a sentença da juíza Mônica Di Stasi Gantus Encinas, da 3ª Vara Cível de São Paulo, e negou um pedido de indenização por danos morais feito pelo escritor, Olavo de Carvalho, contra a revista Piauí por uma charge publicada na capa. O professor pedia, além de uma indenização de R$ 45 mil, a retirada do conteúdo do site e qualquer meio de divulgação do periódico.

Na edição 152 da revista, de maio de 2019, Olavo é retratado beijando a boca do presidente da República. O desenho é uma alegoria ao histórico beijo entre Leonid Brejnev e Erich Honecker, secretário do Partido Comunista da antiga Alemanha Oriental, em 1979.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Veja um trecho da decisão:

É notório o histórico brasileiro na produção de charges de ocupantes da Presidência da República do Brasil, que remontam ao Mal. Deodoro da Fonseca, muitas das quais
cáusticas e carregadas de severas críticas políticos-sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

Entrementes, a ré conseguiu demonstrar que a retratação de políticos e outras figuras importantes, por meio do beijo, obedece a uma longa linha editorial da Revista Piauí (fls. 78), envolvendo outros líderes políticos e expoentes internacionais em outros veículos de imprensa mundo afora (fls. 74/77). A cena do beijo na charge revela de forma exagerada a intimidade entre os retratados. Intimidade essa afirmada pelo próprio autor, que também fez questão de sublinhar a sua “relação de confiança e amizade” (fls. 04), e que por tudo isso não pode ser imputada à ré ação que possa ser passível de reprovação, ainda que vista pelo prisma de uma visão conservadora dos valores. Contudo, o que está a se analisar não são os valores morais destacados pelo autor, e sim da conjuntura política e social proposta no âmbito da charge.

Concluo, portanto, que ela não extrapolou o Direito Constitucional de manifestação livre de
pensamento nem, tampouco, atingiu a honra subjetiva do autor. (Leia a decisão aqui)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Reprodução/Revista Piauí

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos