Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país está “armado e carregado” para retaliar com uma ação militar os ataques contra o maior centro produtor de petróleo do mundo, na Arábia Saudita, após um ataque de drones diminuir em 50% a produção do reino.
Os ataques vieram do norte ou noroeste do país, o que indicaria que os drones e mísseis vieram da direção do norte do Golfo Pérsico, Irã ou Iraque, e não do Iêmen, onde a milícia houthi apoiada pelo Irã, que assumiu a responsabilidade pelos ataques, opera.
Autoridades do governo, em um briefing para repórteres e também em entrevistas separadas no domingo, disseram que uma combinação de drones e mísseis de cruzeiro – “muitos deles”, poderia ter sido usada. Isso indicaria um grau de ataque, precisão e sofisticação além da capacidade dos rebeldes houthis sozinhos.
Trump não citou diretamente o Irã em seu comentário no Twitter, mas autoridades americanas confirmaram ao jornal New York Times que os relatórios de inteligência indicam os iranianos como os prováveis culpados pelos ataques a importantes instalações petrolíferas da Arábia Saudita no fim de semana.
Trump, no entanto, não nomeou o Irã, dizendo que precisava consultar a Arábia Saudita primeiro.
“O fornecimento de petróleo da Arábia Saudita foi atacado”, disse ele em um tweet na noite de domingo. “Há razões para acreditar que conhecemos o culpado, estamos armados e carregados (locked and loaded) dependendo apenas da verificação, mas estamos aguardando notícias do Reino sobre quem eles acreditam que provocou esse ataque e em que termos procederíamos!”
-Por Estadão