Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Segundo todas as pesquisas, a esquerda corre grande risco de ser derrotada por uma aliança de cinco partidos de centro-direita, incluindo uma das novidades eleitorais do ano, o Cabildo Aberto. O movimento é liderado pelo ex-chefe do Exército Guido Manini Rios, que obteve 11% dos votos no primeiro turno em outubro e foi peça chave no acordo que pode permitir a eleição de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. A grande dúvida é se essa parceria se transformará numa coalizão de governo e, nesse caso, que concessões Lacalle Pou deverá fazer para preservar o apoio do homem que lhe garantiria o controle do Parlamento.
Segundo analistas, a Frente Ampla do presidente Tabaré Vázquez — que encerra seu segundo mandato não consecutivo em meio a um tratamento contra um câncer de pulmão — perdeu cerca de 200 mil votos. No Uruguai isso representa em torno de 9 pontos percentuais.
Desaceleração da economia, aumento da insegurança e escândalos de corrupção enfraqueceram a esquerda, segundo especialistas ouvidos pelo o Globo.