Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Ansa- O opositor russo Alexei Navalny foi transferido da prisão nesta segunda-feira (5) para um centro médico do sistema penitenciário após apresentar dificuldades respiratórias e febre em meio a um surto de tuberculose em sua ala.
A informação foi revelada pelo jornal russo Izvestia e citada por outros meios de comunicação.
O crítico do presidente Vladimir Putin, de 44 anos, afirmou estar com tosse forte e temperatura alta, de 38ºC, e que três dos 15 detentos em sua cela estão recebendo tratamento hospitalar contra tuberculose.
“Se eu tiver tuberculose, ela expulsará a dor nas minhas costas e o entorpecimento nas minhas pernas. Isso seria bom”, escreveu ele no Instagram.
Segundo a publicação, Navalny foi submetido também a um teste para detectar a Covid-19 para verificar uma possível contaminação, já que os sintomas da doença são semelhantes.
O opositor, que está detido na colônia prisional em seu país-natal desde o dia 17 de janeiro, quando retornou da Alemanha, entrou em greve de fome no dia 1º de abril como protesto para receber atendimento médico adequado.
“Continuo a greve de fome para ver respeitado o meu direito de ser visto pelos meus médicos de confiança”, alegou Navalny, que recentemente relatou torturas psicológicas, como privação sistemática de sono pelos guardas, perda substancial de peso – pelo menos 8kg – e dores nas costas e nas pernas.
Todas as reclamações foram atribuídas às duras condições da detenção e à falta de atendimento médico. Os advogados de Navalny continuam fazendo visitas frequentes e o auxiliam para manter suas publicações nas redes sociais.