Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Biden disse aos americanos presos no Afeganistão que o governo os trará de volta aos Estados Unidos, embora não tenha certeza de quantos americanos permanecem no país agora controlado pelo Talibã.
Biden disse também que os voos de retirada foram retomados para fora de Cabul.
O Catar, para onde os EUA trouxeram milhares de pessoas nos últimos dias, atingiu sua capacidade máxima, e os EUA estão trabalhando com aliados para encontrar outros locais na Europa e na região do Comando Central dos EUA para enviar os aviões.
“Deixe-me ser claro, qualquer americano que quiser voltar para casa, nós o levaremos para casa”, disse Biden.
“Não se engane, esta missão de evacuação é perigosa e envolve riscos para nossas forças armadas. E está sendo conduzida em circunstâncias difíceis. Não posso prometer qual será o resultado final, ou o que será sem risco de perda”, disse Biden. “Mas, como comandante-em-chefe, posso garantir que vou mobilizar todos os recursos necessários”, continuou.
“Faremos tudo, tudo o que pudermos, para fornecer retirada segura para nossos aliados afegãos, parceiros e afegãos que podem ser alvos por causa de sua associação com os Estados Unidos”, disse Biden. “Os Estados Unidos defendem o compromisso que assumiram com essas pessoas”, disse ele – um sentimento que não expressou em comentários no início desta semana.
Biden disse que seu governo deixou claro ao Talibã que “qualquer ataque às nossas forças ou interrupção de nossas operações no aeroporto terá uma resposta rápida e enérgica”.
“Não posso prometer qual será o resultado final, ou que será sem risco de perda, mas como comandante-em-chefe posso garantir que vou mobilizar todos os recursos necessários”, disse ele.
“Nós vimos imagens angustiantes de pânico, pessoas agindo por puro desespero. Você sabe, é completamente compreensível. Eles estão assustados ou tristes, sem saber o que acontecerá a seguir. Acho que nenhum de nós pode ver essas fotos e não sentir essa dor em um nível humano ”, disse Biden.
Ele também prometeu ajudar os aliados da OTAN que estão retirando seu próprio pessoal do Afeganistão. “Nós entramos juntos. Estamos saindo juntos”, disse Biden.
Os comentários de Biden foram sua terceira tentativa nesta semana de defender publicamente sua posição sobre a execução da retirada dos EUA do Afeganistão, após um discurso na segunda-feira e uma entrevista na quarta-feira com a ABC News.
Biden foi informado na sexta-feira por sua equipe de segurança nacional sobre a situação no Afeganistão e adiou uma viagem planejada para sua casa em Wilmington, Delaware, para o fim de semana, disse a Casa Branca.