Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Etiópia ordena a expulsão de 7 altos funcionários da ONU por ‘intromissão’

O governo da Etiópia ordenou a expulsão de sete altos funcionários das Nações Unidas do país por “intromissão” em seus assuntos internos.

A mudança na quinta-feira ocorreu em um momento em que trabalhadores humanitários deram o alarme sobre o acesso limitado à região de Tigray, que está sendo devastada pelo conflito há quase 11 meses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os sete funcionários, que incluem indivíduos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA), foram declarados “persona non grata” e têm 72 horas para deixar o país, uma declaração de o Ministério das Relações Exteriores disse na quinta-feira.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Grant Leaity, vice-coordenador humanitário do OCHA, e Adele Khodr, representante do UNICEF na Etiópia, estavam entre os expulsos. Kwesi Sansculotte do OCHA, Saeed Moahmoud Hersi, Ghada Eltahir Midawi e Marcy Vigoda também foram obrigados a deixar, junto com Sonny Onyegbula, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que ficou “chocado” com a expulsão, disse a porta-voz da ONU, Stephanie Tremblay, em uma coletiva de imprensa.

“Estamos agora engajados com o governo da Etiópia na expectativa de que a ONU em questão terá permissão para continuar seu importante trabalho”, disse Tremblay.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O correspondente diplomático da Al Jazeera, James Bays, relatando da sede da ONU em Nova York, disse que a ação do governo etíope causou “grande preocupação” na ONU.

Ele observou que o chefe da ONU buscou “uma diplomacia muito tranquila e paciente … não falando muito, pelo menos inicialmente em público, não condenando muito, porque ele pensou que poderia cutucar [o primeiro-ministro Abiy Ahmed] na direção certa. ”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“[Mas] essa estratégia claramente não funcionou”, disse Bays.

Separadamente, os EUA disseram que imporão sanções relacionadas à “ausência de progresso significativo” da Etiópia, explicou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Anteriormente, em uma entrevista coletiva com repórteres, Psaki disse que a administração Biden condena uma ação do governo etíope de expulsar funcionários da ONU, dois dias depois que o chefe de ajuda da ONU alertou que as pessoas na região norte de Tigray provavelmente estavam passando fome devido ao bloqueio governamental de ajuda.

‘Era esperado que isso acontecesse’

Os combates na região norte de Tigray, na Etiópia, têm ocorrido entre as forças federais e os aliados da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) desde novembro de 2020. Milhares de pessoas morreram no conflito marcado por estupros de gangues, expulsões em massa e destruição de centros médicos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os resultados de uma investigação conjunta sobre a guerra pelo escritório de direitos humanos da ONU e pela Comissão Etíope de Direitos Humanos, criada pelo governo – uma organização rara que atraiu preocupação e críticas – estão programados para serem lançados em 1º de novembro. Não ficou claro imediatamente se a investigação será afetado pela expulsão de Onyegbula, um membro da equipe conjunta da ONU.

Na terça-feira, o chefe de ajuda da ONU, Martin Griffiths, disse que um “bloqueio de fato” de quase três meses restringiu as entregas de ajuda a 10 por cento do que é necessário na região de cerca de seis milhões de pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As memórias da fome dos anos 1980 na Etiópia, que matou aproximadamente um milhão de pessoas e cujas imagens chocaram o mundo, estão vivas em sua mente, “e esperamos fervorosamente que não esteja acontecendo no momento”, disse Griffiths.

Leaity, a vice-coordenadora humanitária do OCHA, alertou este mês que os estoques de ajuda humanitária, dinheiro e combustível estavam “muito baixos ou completamente esgotados” e os estoques de alimentos acabaram no final de agosto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, as autoridades etíopes acusaram trabalhadores humanitários não identificados no país de favorecer e até mesmo armar as forças de Tigray, embora não tenham fornecido provas para apoiar as suas alegações. Anteriormente, o governo suspendeu as operações de dois grandes grupos de ajuda internacional – Médicos Sem Fronteiras e Comitê Norueguês para Refugiados – acusando-os de espalhar “desinformação” sobre a guerra.

Samuel Getachew, um jornalista independente na capital, Addis Abeba, disse que a mudança de quinta-feira “era esperada”, observando que as agências da ONU e as alegações etíopes têm negociado alegações sobre uma série de questões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O lado etíope tem dito que está aberto para ajudar a ONU [na] entrega de ajuda … [enquanto] a ONU tem acusado o lado etíope de impedi-los de entregar ajuda … as alegações entre eles são negras e brancas , ”Explicou Getachew.

“Então isso era esperado. Está acontecendo desde o primeiro dia ”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o porta-voz da TPLF, Getachew Reda, disse no Twitter que as expulsões refletiam uma situação “triste, mas real” na qual Abiy não pode ser “aconselhada a ter sanidade” – (Aljazeera)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Últimas Notícias

Citando “fontes militares sênior dos EUA”, a Fox News relata que o alvo do suposto ataque israelense da noite passada no Irã foi uma...

Inteligência artificial homem suicídio Bélgica Inteligência artificial homem suicídio Bélgica

Últimas Notícias

A questão sobre quais empregos serão substituídos pela inteligência artificial e quais profissionais serão mais afetados tem ganhado destaque nos últimos anos, à medida...

Últimas Notícias

O prefeito do cantão de Portovelo, Jorge Maldonado, foi assassinado a tiros na manhã desta sexta-feira (19), em mais um crime de violência que...

Destaques

Após uma audiência de custódia nesta sexta-feira (19), a Justiça Eleitoral decidiu manter a prisão preventiva do ex-deputado Wladimir Costa (sem partido). O político...

RESUMO DO DIA

✅Flávio Dino Leva Ao Plenário Do STF Decisão Que Derrubou Bloqueio Do WhatsApp Flávio Dino leva ao plenário do STF decisão que derrubou bloqueio...

RESUMO DO DIA

✅Israel Revida Contra O Irã, Confirma Alto Funcionário Dos EUA Israel revida contra o Irã, confirma alto funcionário dos EUA CONTINUE LENDO APÓS O...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

Um homem, de 35 anos, foi baleado no cotovelo direito por um policial militar de folga após roubar a bolsa de uma mulher na...

Últimas Notícias

Belém, 19 de abril de 2024 – Um assalto à mão armada ocorreu na madrugada da última quinta-feira (18) em uma empresa de segurança...

suborno suborno

Brasil

Na quinta-feira (18), um homem foi detido em flagrante em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, após tentar subornar o Secretário da Fazenda de...

PCC PCC

Brasil

Na quinta-feira (18), uma ação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, em Minas Gerais, resultou na...

STF maconha Brasil STF maconha Brasil

São Paulo

Na madrugada desta sexta-feira (19), uma tragédia chocou São José do Rio Preto, no interior de São Paulo (SP), quando uma bebê de apenas...

Pará Pará

Brasil

Um barco com cidadãos do Mali e da Mauritânia chegou ao Pará com 9 corpos, despertando lembranças dolorosas para Mohamed Diallo, um malinês de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit