Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Manifestantes iraquianos exigem recontagem das eleições em Bagdá

Centenas de apoiadores do poderoso Hashd al-Shaabi do Iraque – uma ex-força paramilitar pró-iraniana – protestaram na terça-feira contra a “fraude” nas recentes eleições parlamentares, nas quais seu movimento teve um desempenho ruim.

A Conquest (Fatah) Alliance, braço político do multipartidário Hashd, conquistou cerca de 15 cadeiras na votação de 10 de outubro, de acordo com os resultados preliminares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No último parlamento, teve 48 cadeiras, tornando-se o segundo maior bloco.

Várias centenas de apoiadores do Hashd al-Shaabi se reuniram em uma rua de Bagdá que leva à entrada da Zona Verde de alta segurança, que abriga a embaixada dos EUA, outras missões diplomáticas e escritórios do governo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra os Estados Unidos e a normalização dos laços com Israel .

“Não à fraude, não à América”, gritavam os apoiadores. Hashd al-Shaabi exige a retirada de todas as forças americanas do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Eles também denunciaram funcionários das Nações Unidas responsáveis ​​por monitorar as eleições e ajudar a prevenir a fraude eleitoral.

Um homem de 25 anos, usando máscara anti-COVID preta e óculos escuros, disse estar protestando contra a “fraude” eleitoral.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O objetivo da fraude é claro … É a dissolução do Hashd”, disse ele, recusando-se a ser identificado.

Apoiadores do Hashd al-Shaabi organizaram protestos esporádicos em todo o país nos últimos dias. No domingo, eles queimaram pneus e bloquearam estradas ao sul e ao norte de Bagdá.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

‘Militares’

Mahmoud Abdel Wahed, da Al Jazeera, relatando de Bagdá, disse que apoiadores das partes perdedoras montaram tendas em uma estrada que leva à Zona Verde.

“Eles querem que a alta comissão de eleições nacionais conduza uma recontagem dos votos”, disse Abdel Wahed.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eles dizem que não têm nenhuma confiança na comissão eleitoral, acusando-a […] de fraude eleitoral, de manipulação da eleição”, acrescentou.

Os manifestantes também dizem que houve “partidos internacionais e estrangeiros” que intervieram nos resultados da eleição, disse Abdel Wahed.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os manifestantes no local são em sua maioria “militares” comandados por membros dos partidos políticos perdedores. “Eles dizem que continuarão a greve até que os votos sejam recontados manualmente”, disse ele.

Os ativistas acusam as forças armadas do Hashd – cujos 160.000 combatentes agora estão integrados às forças de segurança do Estado do Iraque – de estar em dívida com o Irã e agir como um instrumento de opressão contra os críticos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O grande vencedor na votação – com mais de 70 cadeiras no parlamento de 329, de acordo com a contagem inicial – foi o movimento de Moqtada Sadr , um líder xiita-muçulmano que fez campanha como nacionalista e crítico do Irã.

Os líderes do Hashd rejeitaram os resultados como uma “farsa” e disseram que apelarão antes de uma contagem final esperada nas próximas semanas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No sábado, vários partidos xiitas endureceram o tom, acusando a comissão eleitoral de não corrigir “grandes violações” na contagem dos votos, e culpando-a pelo “fracasso do processo eleitoral”, alertando para repercussões negativas na democracia.

Ainda se espera que o Hashd tenha peso no parlamento por meio da cooptação de candidatos independentes e outras alianças.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com as leis do Iraque, o partido que ganha mais cadeiras escolhe o próximo primeiro-ministro do país, mas é improvável que qualquer uma das coalizões concorrentes possa garantir uma maioria clara.

Isso exigirá um longo processo envolvendo negociações de bastidores para selecionar um primeiro-ministro de consenso e chegar a um acordo sobre um novo governo de coalizão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As eleições antecipadas de 10 de outubro foram as primeiras desde 2018 e viram 41% de participação, o nível mais baixo da era pós-Saddam Hussein.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Ciência e Tecnologia

Elon Musk,  CEO da SpaceX e da Tesla, não esconde sua ambição de colonizar Marte. Em uma recente reunião nas instalações da SpaceX em...

Brasil

Um homem de 38 anos, natural de São Paulo, morreu neste sábado (27) após ser atacado por quatro cães da raça pitbull no quintal...

Brasil

A tragédia que vitimou 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em uma pousada no Bairro Floresta, em Porto Alegre, segue com cinco vítimas...

Brasil

Neste sábado (27), uma carreta desgovernada atingiu onze carros e uma motocicleta no perímetro urbano da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em...

São Paulo

O governo de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (26), planos para a construção de mais de 6 mil moradias na região central da capital....

Últimas Notícias

Durante sua visita à sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Últimas Notícias

O Senado do México aprovou na quinta-feira um projeto de lei que proíbe a chamada terapia de conversão no país. Esse tipo de tratamento...

São Paulo

O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de São José dos Campos, Weller Gonçalves, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta...

Últimas Notícias

A Polícia Civil localizou a mulher envolvida no caso em que teria levado seu filho de cinco anos à força das mãos da avó...

São Paulo

Uma fábrica clandestina de palmito juçara foi desativada e um homem foi multado em R$ 895 mil em Sete Barras, no interior de São...

São Paulo

Na tarde desta sexta-feira (26), a Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 20 anos, suspeito de fazer parte de uma quadrilha...

Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em áreas de Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Minas Gerais...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit