Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um acordo de cooperação militar entre Rússia e Venezuela foi assinado depois da visita do vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov à Caracas. O ato foi assinado na noite de quarta-feira (16).
Durante um evento na sede do governo venezuelano, o ditador socialista Nicolás Maduro disse que o país revisou o acordo e “confirmou o caminho para uma poderosa cooperação militar entre Rússia e Venezuela para defender a paz e a soberania”.
Maduro também disse que o entendimento vai contribuir para assegurar a integridade territorial. Apesar disso, o líder venezuelano não entrou em detalhes sobre o acordo.
Pelo Twitter, nas primeiras horas desta quinta-feira (17), Maduro afirmou que os acordos de intenções com a Rússia “fortalecem as relações comerciais em todos os âmbitos para seguirem caminhando juntos para o desenvolvimento”.
O apoio militar russo à Venezuela tem gerado preocupação em países da América do Sul e entre aliados-chave dos EUA, como a Colômbia. No início desse mês, o ministro da Defesa colombiano, Diego Molano, chegou a dizer que a Rússia e o Irã estavam fornecendo assistência militar ao governo de Nicolás Maduro.
O embaixador russo para a Colômbia, Nikolay Tavdumadze, afirmou às autoridades colombianas na semana passada que as assistências russas à Venezuela nunca seriam utilizadas para atacar a Colômbia.
Durante as reuniões de quarta, além de acordos, Maduro declarou apoio irrestrito à Rússia em meio à crise entre Moscou e a Ucrânia.
“A Rússia tem o apoio total da República Bolivariana da Venezuela em sua luta para dissipar as ameaças da OTAN e do mundo Ocidental”, disse o líder da Venezuela.
Enquanto cresce a tensão militar no leste europeu, aumenta também a dinâmica de estreitamento de relações entre Moscou e a América Latina, que está em uma região sob influência direta dos Estados Unidos.
Antes da visita do vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov à Venezuela, o presidente argentino Alberto Fernandes foi à Moscou para se encontrar com Vladimir Putin.
La firma de acuerdos de intención con la delegación de la Comisión Intergubernamental de Alto Nivel Rusia – Venezuela, fortalece las relaciones comerciales en todos los ámbitos para seguir caminando juntos hacia el desarrollo. ¡Alianzas que consolidan la unión y el apoyo mutuo! pic.twitter.com/2BQZ9cSd8t
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) February 17, 2022