Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O vice-embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Dmitry Polyanskiy, disse que não está descartada a possibilidade do uso de armas nucleares caso a Otan “provoque” ou “ataque” a Rússia. A declaração foi feita em entrevista ao canal britânico Sky News na quarta-feira (23).
“Se a Rússia for provocada pela Otan, se for atacada pela Otan, eu não sei… Somos uma potência nuclear, por que não?”, declarou. “Não é algo certo para dizer, mas não é certo ameaçar a Rússia e tentar interferir. Quando você está lidando com uma potência nuclear, você precisa calcular todas as consequências do seu comportamento”.
Polyanskiy também negou que a Rússia esteja cometendo crimes de guerra em sua operação militar na Ucrânia, como foi acusada pelos EUA.
“Precisamos entender quando tudo acabar, e só então poderemos julgar”, disse, referindo-se a imagens de ataques que, segundo ele, podem ser “vídeos falsos”.
Na entrevista, o oficial russo voltou a afirmar que as forças militares de seu país não têm como alvo civis, e sugeriu que os próprios ucranianos poderiam atacar prédios e instalações em suas cidades e, depois, atribuir os ataques à Rússia.