Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (24), o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy pediu à Otan que forneça armas e tanques à medida que a invasão russa na Ucrânia entrou em seu segundo mês.
Dirigindo-se aos líderes da OTAN em Bruxelas por meio de um link de vídeo na quinta-feira, ele disse: “A Ucrânia não tem um poderoso sistema de defesa aérea, temos muito menos aviação do que os russos”. Ele disse que a Ucrânia vem pedindo à Otan aviões e tanques militares há semanas e só precisava de “um por cento” do arsenal da Otan.
“Peço que reavaliem suas posições e pensem na segurança na Europa e no mundo inteiro. Você pode nos dar apenas um por cento de todos os seus aviões, apenas um por cento de seus tanques”, disse ele.
Nas cidades sitiadas na Ucrânia, incluindo Mariupol, centenas de milhares de civis foram mantidos reféns pelas forças russas, sem acesso a comida ou água, criando uma “fome artificial”, disse ele.
“Para salvar as pessoas e nossas cidades, a Ucrânia precisa de assistência militar sem restrições. Da mesma forma que a Rússia está usando todo o seu arsenal sem restrições contra nós”, disse o presidente ucraniano.
Ele agradeceu aos membros da Otan pelo equipamento defensivo fornecido à Ucrânia até agora, mas apelou por armas ofensivas.
Você pode nos dar 1% de todos os seus aviões. Um por cento de seus tanques. Um por cento!
O líder ucraniano também acusou a Rússia de implantar armas de fósforo, sem fornecer provas ou detalhes.
Esta manhã, a propósito, bombas de fósforo foram usadas. Bombas de fósforo russas. Adultos foram mortos novamente e crianças foram mortas novamente.
A aliança pode mais uma vez impedir a morte de ucranianos por ataques russos, por ocupação russa, dando-nos todas as armas de que precisamos.