Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, anunciou o início de uma grande ofensiva russa contra o leste da Ucrânia, uma região parcialmente sob o controle de separatistas pró-russos e onde se intensificaram os combates.
“Agora podemos dizer que as tropas russas começaram a batalha pelo Donbass, para a qual se prepararam durante muito tempo. Uma grande parte de todo o exército russo se dedica agora a esta ofensiva”, declarou Zelenski em um discurso divulgado pelo Telegram.
“Vamos nos defender. Lutaremos. Não vamos desistir de nada na Ucrânia, […] por mais tropas que eles enviem para lá”, disse o presidente ucraniano.
O chefe de gabinete presidencial da Ucrânia disse que “a segunda fase da guerra começou”, referindo-se ao novo ataque da Rússia. “Acredite em nosso exército, ele é muito forte”, escreveu o chefe de gabinete Andriy Yermak no aplicativo de mensagens Telegram, garantindo aos ucranianos que as forças da Ucrânia poderiam adiar a ofensiva.
Afastado pela resistência ucraniana no norte, Moscou reorientou sua ofensiva terrestre nas duas províncias do leste conhecidas como Donbass, enquanto lançava ataques de longa distância em outros alvos, incluindo a capital, Kiev.