Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Mais de 100 mil americanos morreram de overdose de drogas em 2021, atingindo um recorde histórico.
Os EUA registraram uma estimativa de 107.622 mortes por overdose de drogas no ano passado, de acordo com dados provisórios divulgados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças na quarta-feira. O número é um grande salto em relação ao ano anterior, quando o CDC estimou que 91.799 americanos morreram devido a overdose de drogas.
As mortes por overdose de drogas aumentaram acentuadamente nos EUA desde o início da pandemia de COVID-19, aumentando 31% de 2019 a 2020, pois muitos americanos foram forçados a ficar em casa isolados enquanto o vírus varria o país.
“Está nos dizendo que 2021 parece ser pior do que 2020”, disse Robert Anderson, chefe da divisão de estatísticas de mortalidade do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde do CDC, sobre mortes por overdose em novembro.
As mortes relacionadas a opióides geralmente são causadas pelo medicamento fentanil, que o CDC estima ter sido responsável por três quartos do número de mortos em 2021. A droga também foi responsabilizada pelo aumento nas mortes por overdose antes da pandemia, com os EUA registrando menos de 50.000 overdoses fatais em 2014.
Mas a pandemia agravou o problema já crescente, com muitos americanos isolados ou incapazes de obter o tratamento típico para problemas de dependência.
Os EUA registraram mais mortes gerais em 2021 do que em qualquer outro ano, com 3,465 milhões, um número que foi mais de 80.000 a mais do que o total recorde anterior de 2020.
Embora os pesquisadores tenham atribuído a maior parte dos números recordes de mortes ao coronavírus , os dados mostraram que as mortes por câncer, diabetes, doença hepática crônica e derrame também estavam aumentando, com alguns americanos renunciando aos tratamentos ou exames típicos para as doenças.