Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O líder russo Vladimir Putin assinou a anexação de quatro regiões do território ucraniano à Rússia. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (30), de acordo com o horário de Brasília, durante evento no Kremlin.
Rússia declarou oficialmente que as regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia agora fazem parte da Rússia. A decisão ocorre após “referendos” não reconhecidos pela Ucrânia e pelo Ocidente.
Essas regiões estão grande parte ou parcialmente ocupadas por forças russas ou apoiadas pela Rússia.
“Existem quatro novas regiões russas”, disse Putin durante a cerimônia feita para a anexação. “As pessoas que vivem nessas quatro regiões estão se tornando nossos cidadãos para sempre”, acrescentou.
“As pessoas fizeram sua escolha clara”, afirmou. “A escolha das pessoas para fazer parte da Rússia está predicada na história”.
“As pessoas foram separadas de sua pátria quando a União Soviética se rompeu”, afirmou Putin. “A Rússia não busca trazer a União Soviética de volta”, completou.
Ele ainda disse que o governo ucraniano deve “respeitar a vontade das pessoas”. Além disso, Putin afirmou que a Rússia defenderá suas terras “com todos os meios” e trabalhará para “aumentar a segurança nas novas regiões”.