Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente russo, Vladimir Putin , disse nesta quarta-feira (7) que a guerra na Ucrânia “pode ser um processo demorado” e que o conflito está demorando mais do que ele esperava.
Falando em uma reunião televisionada com membros do Conselho de Direitos Humanos, Putin admitiu preocupações com suprimentos, soldados feridos e algumas deserções de tropas.
Mas ele ainda insistiu que as forças russas conseguiram capturar novos territórios, apesar de vários contratempos em sua “operação militar especial” lançada no final de fevereiro.
O líder russo chamou os ganhos no sul e leste da Ucrânia de “um resultado significativo para a Rússia” e prometeu continuar a “lutar por nossos interesses”.
Putin anexou ilegalmente quatro regiões na Ucrânia durante o outono: Kherson e Zaporizhzhia no sul e Donetsk e Luhansk no leste, embora todas sejam regiões contestadas.
A Rússia também anexou ilegalmente a Península da Criméia em 2014 e capturou o porto de Mariupol em maio, obtendo um acesso importante ao Mar de Azov.
As forças ucranianas, no entanto, expulsaram a Rússia da parte ocidental do país, incluindo a capital de Kyiv, no início da guerra. Por meio de grandes contra-ofensivas nos últimos meses, a Ucrânia também recuperou territórios e cidades, incluindo Kherson e Kharkiv.
Putin discutiu na quarta-feira sua ordem de mobilização parcial em setembro, que convocou cerca de 300.000 reservistas. Ele disse que apenas 150.000 dessas tropas foram destacadas a partir do decreto e não haveria outra mobilização.
Putin também defendeu seus comentários anteriores ameaçando o uso de armas nucleares, chamando o arsenal nuclear da Rússia de “dissuasão” para o mundo ocidental.
“Não enlouquecemos. Estamos plenamente conscientes do que são as armas nucleares”, disse Putin. “Nós os temos, e eles são mais avançados e de última geração do que qualquer outra energia nuclear possui.”
Em setembro, Putin chamou o uso potencial de armas nucleares pela Rússia de “não um blefe”, embora autoridades em Moscou tenham divulgado desde então declarações dizendo que a guerra nuclear deve ser evitada a todo custo.
As tropas ucranianas e russas estão se preparando para os próximos meses de inverno, com analistas estimando que as forças podem estar se preparando para possíveis contra-ofensivas na primavera.
Enquanto isso, a Rússia começou a bombardear a infraestrutura civil e as redes de energia ucranianas, enquanto ataques em bases a centenas de quilômetros dentro da Rússia nesta semana podem ter indicado retaliação da Ucrânia.
Com informações da Associated Press a TASS