Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O saldo de dois terremotos que atingiram a Turquia e a Síria na segunda-feira (20) – duas semanas depois de fortes terremotos matarem mais de 47.000 pessoas – aumentou para oito, com até 300 pessoas se recuperando de ferimentos e até uma dúzia de edifícios derrubados em ambos os lados da fronteira.
A ansiedade e o pânico generalizados provocados pelos últimos tremores abalaram uma região que ainda está se recuperando da devastação causada no início deste mês.
O tremo foi sentido no Egito, Israel, Jordânia e Líbano, onde escolas e serviços públicos foram fechados na terça-feira, em parte para acalmar os nervos das pessoas.
Milhões de pessoas que fugiram de cidades em ruínas no sul da Turquia e no norte da Síria , ambas violentamente abaladas pelos dois tremores na noite de segunda-feira, agora temem por suas vidas em abrigos temporários.
O primeiro terremoto de magnitude 6,3 ocorreu perto da cidade turca de Antakya, que foi praticamente destruída pelo terremoto de 6 de fevereiro e é praticamente inabitável. O segundo atingiu perto da costa do Mediterrâneo, reverberando profundamente no Levante e ressaltando o impacto geológico de um dos maiores terremotos do século.
A maioria dos ferimentos foi causada por pessoas que pularam de estruturas ou caíram enquanto fugiam sobre escombros e paredes. Com grande parte da zona do terremoto já em ruínas e poucas pessoas permanecendo nas áreas mais atingidas, o número de vítimas foi relativamente baixo.