Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Três semanas após o incidente do “trem tóxico” em Ohio, EUA, o departamento local de recursos naturais aumentou sua estimativa do número de animais mortos pelos produtos químicos perigosos para quase 44 mil. Isso levantou preocupações entre especialistas em agricultura e consumidores chineses em relação a questões de segurança alimentar.
A estimativa original era de cerca de 3.500 animais aquáticos mortos logo após o descarrilamento do trem, informou o The Hill nesta sexta-feira (24)
Ao detectar a poluição agrícola, uma métrica importante na indústria não é olhar para os mamíferos, mas para os animais aquáticos, porque são mais sensíveis às mudanças ambientais, dizem os especialistas.
“Apenas olhando para os peixes nas águas próximas, você pode dizer a gravidade e o impacto da poluição”, disse Wang Gangyi, professor da Universidade de Agricultura do Nordeste, ao Global Times na sexta-feira, sobre o grande número de animais aquáticos encontrados mortos no rio e no lago circundantes.
As consequências do descarrilamento do trem em Ohio em 3 de fevereiro, que resultou na liberação de produtos químicos tóxicos no meio ambiente, deixou a comunidade local cambaleando.
À medida que os produtos químicos enchem o ar e se infiltram no solo, os produtores e consumidores de alimentos estão fazendo perguntas sobre o impacto da liberação desses produtos químicos na segurança alimentar e nas plantações e gado, informou o Food Safety News.
Uma agricultora local, Pam Mibuck, disse que seus perus brancos receberam antibióticos devido a problemas respiratórios, e suas galinhas puseram ovos com uma tonalidade roxa inquietante, informou o New York Times.
Embora Mibuck não tenha vontade de se mudar de sua cidade natal, ela admitiu que não se sente mais segura morando lá, pois está preocupada em comer as frutas de suas árvores e deixar seus cavalos beberem do riacho próximo.
Ohio tem cerca de 75.000 fazendas e ocupa o primeiro lugar no país na produção de queijo suíço, o segundo na produção de ovos e o terceiro em tomates e abóboras, de acordo com relatos da mídia.
A água contaminada é outra grande preocupação para a segurança alimentar, pois vestígios de produtos químicos derramados do descarrilamento do trem foram encontrados no rio Ohio. Sua bacia corre para o rio Mississippi, o segundo maior rio e o principal rio do segundo maior sistema de drenagem da América do Norte.
Embora a agência de proteção ambiental local tenha reiterado que a água em Ohio é segura, os moradores dizem ter encontrado peixes mortos perto de cursos de água nos últimos dias.
As regiões próximas ao rio Ohio estão fechando as entradas como uma “medida de precaução por enquanto”, disseram os noticiários locais.
Um rolamento de roda defeituoso pode ter sido responsável pelo descarrilamento do trem tóxico.