Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os Estados Unidos enviarão submarinos com armas nucleares para a Coreia do Sul pela primeira vez em décadas – parte de um novo acordo que sinalizará o compromisso de Washington de defender Seul contra as crescentes ameaças nucleares da Coreia do Norte, disseram autoridades americanas à im imprensa.
O plano de atracar os submarinos de mísseis balísticos na Coreia do Sul, que não acontecia desde os anos 1980, encabeça um esforço para tornar a dissuasão dos EUA contra o regime de Kim Jong Un “mais visível”, de acordo com altos funcionários do governo. Também verá os EUA prometerem dar a seu aliado um papel maior em qualquer resposta a um possível ataque nuclear.
O presidente Joe Biden e seu homólogo, o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol, apresentarão o novo acordo em Washington nesta quarta-feira (26), disseram as autoridades.
A Declaração de Washington, como é conhecida, não envolverá o envio de armas nucleares pelos EUA para o sul, como aconteceu durante a Guerra Fria, disseram as autoridades. Em vez disso, os EUA aumentarão o número de meios militares que enviam ao país temporariamente, como um submarino com armas nucleares e bombardeiros.
Os funcionários compararam isso à cooperação com aliados europeus na Guerra Fria durante períodos semelhantes de ameaça.
A declaração também melhoraria o treinamento conjunto, o compartilhamento de informações e os exercícios militares para “dissuadir e defender” contra o Norte, disse uma autoridade.