Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os fãs do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi compareceram em massa em Milão, nesta quarta-feira (14), para se despedir do polêmico bilionário em um funeral de Estado. As cerimônias fúnebres oficiais do magnata, que morreu na segunda-feira aos 86 anos devido a uma leucemia, ocorreram na Catedral de Milão, presidida pelo arcebispo Mario Delpini. O evento marca o fim de um capítulo de 30 anos na história italiana.
O caixão, feito de madeira e coberto de flores brancas e vermelhas, chegou à Catedral de Milão às 15 horas locais. Ele partiu de carro da residência em Arcore, na periferia de Milão, onde Berlusconi foi velado de forma estritamente privada por sua família, seus parceiros e colaboradores mais próximos. Atravessou toda a cidade de carro e foi recebido aos pés da igreja por seus cinco filhos, Marina, Pier Silvio, Barbara, Eleonora e Luigi, e por sua última namorada, Marta Fascina, que chorava inconsolavelmente.
Depois, ele processou no interior da catedral escoltado por seis carabinieri vestidos de gala e recebendo honras militares. A cerimônia durou pouco mais de uma hora.
"Even in death, the controversy hasn't gone that far away".
Sky's @alexrossiSKY reports from Milan where Silvio Berlusconi's funeral is taking place.
He explains that 'many people in Italy did not think he should be given a state funeral.'https://t.co/YqMdh5C3H8 📺 Sky 501 pic.twitter.com/EvE450Jy2b
— Sky News (@SkyNews) June 14, 2023
A igreja recebeu cerca de 2.000 pessoas, incluindo o Presidente Italiano Sergio Mattarella e o Comissário da União Europeia Paolo Gentiloni. Não está claro ainda quais líderes mundiais estarão presentes no evento, mas a agência de notícias estatal ANSA informou que o Emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, e o Primeiro Ministro Húngaro, Viktor Orban, estarão presentes. O funeral está previsto para começar às 15h, horário local (13h00 GMT), e será transmitido ao vivo em telas gigantes montadas na praça principal da cidade.
Enquanto isso, enquanto jornais e emissoras de televisão comentavam interminavelmente sobre “O fim de uma era”, apoiadores se dirigiam para a Villa Arcore, a mansão luxuosa de Berlusconi nos arredores de Milão, onde ocorreu uma pequena vigília privada, com a presença apenas de familiares e amigos próximos, na terça-feira. Bandeiras políticas, buquês de flores e uma grande faixa com a inscrição “Obrigado para sempre, Presidente” decoram a área fora da casa.