Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Rússia acusa Ucrânia de uso de bombas de fragmentação após morte de jornalista

Um jornalista russo foi morto perto da linha de frente na região de Zaporizhia, no sudeste da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa da Rússia, enquanto Moscou acusou Kiev de usar bombas de fragmentação fornecidas pelos Estados Unidos neste mês no ataque.

Rostislav Zhuravlev, correspondente de guerra da agência de notícias russa RIA, foi morto e outros três jornalistas russos ficaram feridos em um ataque de artilharia ucraniano no sábado, disse o Ministério da Defesa russo, acrescentando que eles foram evacuados do campo de batalha, mas Zhuravlev morreu durante a viagem.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Como resultado de um ataque do exército ucraniano usando bombas de fragmentação, quatro jornalistas ficaram feridos em vários níveis de gravidade”, disse o Exército russo em um comunicado.

Ele disse que os outros correspondentes têm ferimentos de “média gravidade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O jornalista Daniel Hawkins, falando de Moscou, disse que houve uma “reação furiosa” de Moscou sobre o incidente.

“O vice-embaixador da Rússia na ONU, Dmitry Polyansky, disse que este ataque ultrapassou todas as linhas morais vermelhas”, disse Hawkins, acrescentando que Konstantin Kosachev, vice-vice-presidente do Conselho da Federação Russa, disse que a Ucrânia e Washington compartilham a responsabilidade pelo ataque.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que a morte de Zhuravlev é “um crime hediondo e premeditado” cometido por potências ocidentais e Kiev.

“Tudo indica que o ataque ao grupo de jornalistas não foi feito por acaso”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, denunciou o que chamou de “terrorismo criminal” pela Ucrânia e disse, sem fornecer provas, que o ataque parecia deliberado.

“Os responsáveis pela brutal represália contra um jornalista russo inevitavelmente sofrerão o castigo merecido”, disse ela.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ela também disse que a responsabilidade pelo assassinato também recai sobre aqueles que forneceram à Ucrânia bombas de fragmentação.

De acordo com o ministério, “Os jornalistas estavam coletando material para um relatório sobre o bombardeio por militantes do regime de Kiev de assentamentos na região de Zaporizhzhia usando bombas de fragmentação banidas em muitos países ao redor do mundo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A agência RIA também reportou a morte de Zhuravlev, dizendo que ele foi morto perto da aldeia de frente de Piatykhatky.

Não havia comentários imediatos da Ucrânia sobre o incidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Bombas de fragmentação

O Ministério da Defesa disse que a Ucrânia usou bombas de fragmentação no incidente, mas não forneceu provas disso e a Reuters não foi capaz de verificar de forma independente.

Separadamente, o governador da região de Belgorod, da Rússia, disse que a Ucrânia disparou bombas de fragmentação em uma aldeia perto da fronteira ucraniana na sexta-feira, mas que não houve vítimas ou danos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“No distrito de Belgorod, 21 projéteis de artilharia e três bombas de fragmentação de um sistema de foguetes múltiplos foram disparados na aldeia de Zhuravlevka”, disse o governador Vyacheslav Gladkov.

A Ucrânia recebeu bombas de fragmentação dos Estados Unidos neste mês, mas prometeu usá-las apenas para desalojar concentrações de soldados inimigos. O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse esta semana que as forças ucranianas estavam usando-as de forma apropriada e eficaz contra as formações russas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essas armas contêm dezenas de pequenas bombas que chovem estilhaços em uma área ampla, mas são proibidas em muitos países devido ao potencial perigo que representam para os civis. A Ucrânia disse repetidamente que seu uso será limitado ao campo de batalha.

As Nações Unidas disseram que a Rússia também usou repetidamente bombas de fragmentação durante a guerra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ataque de drone na Crimeia

Enquanto isso, um ataque de drone ucraniano na Crimeia explodiu um depósito de munições, provocando evacuações na península anexada por Moscou e interrompendo o tráfego ferroviário.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O exército ucraniano confirmou que lançou o ataque com drone, alegando através de seu serviço de imprensa que havia destruído um depósito de petróleo e depósitos de armas russos na área de Krasnohvardiiske, embora sem especificar quais armas foram usadas.

O chefe de Crimeia instalado por Moscou, Sergei Aksyonov, disse que um “drone inimigo” detonou um depósito de munições e ordenou a evacuação de pessoas que vivem a cinco quilômetros (3,1 milhas) da zona.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Brasil

Dois presos fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, no Complexo Penitenciário de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Rio Grande do Norte na tarde desta...

Vídeos

Uma cena assustadora marcou o dia em Putinga, no Vale do Taquari, a 208 km de Porto Alegre, nesta quarta-feira (1º), quando parte de...

Lula no estádio do Corinthians, Lula no estádio do Corinthians,

Últimas Notícias

Durante o evento em comemoração ao Dia do Trabalhador, organizado pelas centrais sindicais em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Mundo

A manifestação sindical unificada do 1º de Maio em Paris tomou um rumo inesperado nesta tarde, quando grupos radicais atacaram lojas da capital francesa,...

Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, válido até domingo (5/5),...

rio grande do sul rio grande do sul

Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta quarta-feira (1°), válido até as 8h de quinta-feira (2), para grande parte do...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

A sede do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em São Paulo, situada no Jardim Paulista, Zona Sul da capital, foi alvo de uma invasão na...

Últimas Notícias

Por Arthur Virgílio Economia em frangalhos quadro fiscal desajustado. Desemprego em alta, crise habitacional aguda, dólar instável, em patamares elevados.CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO...

dinheiro dinheiro

São Paulo

O salário mínimo paulista para o ano de 2024 está previsto para atingir o valor de R$ 1.640, anunciou o governador Tarcísio de Freitas,...

Leite Leite

Brasil

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o final de abril já provocaram um cenário de devastação, classificado pelo governador...

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Brasil

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) já deixaram 10 mortos e 21 pessoas desaparecidas, segundo atualização da...

Brasil

A Globo realizou uma mudança significativa ao remover a faixa de abertura tradicional da ‘Tela Quente’, sua sessão de filmes exibida regularmente às noites...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit