Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Durante um discurso nesta terça-feira (26), o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que seu governo havia curado o câncer.
“Eu disse que curaria o câncer. Eles olharam para mim como, ‘Por que câncer’? Porque ninguém acha que podemos. É por isso. E nós podemos. Acabamos com o câncer como o conhecemos”, disse Biden durante um discurso na Sala Leste da Casa Branca.
Biden estava programado para falar sobre a expansão do acesso dos americanos aos cuidados de saúde mental. Após o comentário sobre o câncer, ele continuou a falar sobre os cuidados de saúde para militares veteranos, administrados pelo governo federal.
A estranha afirmação foi rapidamente notada pelos republicanos, que frequentemente acusam o democrata de 80 anos de se comportar como se sofresse de demência.
“Biden acabou de dizer a todos que curou o câncer. Eu sinto que isso teria pelo menos obtido um comunicado à imprensa ”, brincou a congressista Lauren Boebert, do Colorado.
Biden: “I said I’d cure cancer … We ended cancer as we know it.” pic.twitter.com/assi1qavbB
— The Post Millennial (@TPostMillennial) July 25, 2023
“Biden curou o câncer da mesma forma que marchou pelos direitos civis, foi preso tentando ver Nelson Mandela, cresceu na igreja negra, foi criado na comunidade porto-riquenha, foi professor na UPenn, construiu a maior economia do mundo e nunca falou com seu filho sobre negócios”, escreveu o ativista do Texas Christian Collins .
Essas foram apenas algumas das afirmações que Biden fez ao longo de sua carreira política de 50 anos, que acabaram sendo histórias exageradas. O democrata de longa data também tem um histórico de falar mal em público. Na semana passada, ele se apresentou como uma inteligência artificial. Na semana anterior, na Europa, ele exortou a Rússia a “parar de atacar a Rússia”. No início deste mês, ele também afirmou que Moscou estava “perdendo a guerra no Iraque”.
O filho mais velho de Biden, Beau, faleceu em 2015 de um câncer cerebral agressivo, que seu pai atribuiu publicamente a “fossas de queima”, um método usado pelos militares dos EUA para descartar o lixo. Beau Biden teria sido exposto aos poços tóxicos durante seu destacamento de 2008 no Iraque como advogado militar e, anteriormente, como empreiteiro em Kosovo.
Em fevereiro de 2022, Biden anunciou um programa do governo para encontrar uma cura para o câncer, apelidando-o de relançamento do ‘Cancer Moonshot’ de 2016 do governo Obama. O objetivo do novo programa era “reduzir a taxa de mortalidade por câncer pela metade em 25 anos e melhorar a vida das pessoas com câncer e dos sobreviventes do câncer”, de acordo com o National Cancer Institute.
Em março deste ano, Biden fez uma cirurgia para retirar do peito uma “pequena lesão na pele” que apresentava “carcinoma basocelular”, segundo o médico da Casa Branca.