Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

AFP

Mundo

Israel dá prazo de 24 horas para evacuação de 1,1 milhão de palestinos na Faixa de Gaza

O Ministério da Defesa e as Forças de Defesa de Israel deram um prazo de 24 horas para a evacuação de 1,1 milhão de palestinos que se encontram na zona norte da Faixa de Gaza, governada de facto pelo grupo terrorista Hamas.

O aviso foi dado em um comunicado militar, que informou que a intenção é realizar mais ataques contra o Hamas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O Exército pede a evacuação de todos os civis de Gaza Cidade desde seus lares para o sul, por sua segurança e proteção, e seu traslado para a área ao sul de Wadi Gaza”, diz o comunicado.

“A organização terrorista Hamas librou uma guerra contra o Estado de Israel, e a cidade de Gaza é uma zona onde se estão levando a cabo operações militares. Esta evacuação é por sua própria segurança. Só poderão retornar à cidade quando se fizer outro anúncio que o permita”, acrescenta o texto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, explicou que a parte israelense deu o aviso “justo antes da meia-noite (hora local)” e que os palestinos deveriam se deslocar para o sul do enclave costeiro.

“Isso equivale a aproximadamente 1,1 milhão de pessoas. A mesma ordem se aplicou a todo o pessoal de Nações Unidas e a aqueles refugiados em instalações da ONU, incluindo escolas, centros de saúde e clínicas”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dujarric, que manifestou que é “impossível que tal movimento tenha lugar sem consequências humanitárias devastadoras”, fez um chamado para que “qualquer ordem de este tipo, se for confirmada, seja rescindida evitando o que poderia transformar o que já é uma tragédia em uma situação calamitosa”.

Hamas não representa o povo palestino

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) abriga a mais de 60% das 423 mil pessoas deslocadas nos últimos dias na Faixa de Gaza.

Horas antes, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu destruir o Hamas, após conversar em Tel Aviv com o secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Assim como o EI (Estado Islã) foi esmagado, o Hamas será esmagado”, afirmou Netanyahu, uma declaração que pareceu antecipar uma ofensiva terrestre em Gaza contra o Hamas.

Por sua parte, Blinken ratificou seu apoio a Israel, embora tenha chamado a considerar as “aspirações legítimas” dos palestinos e “as necessidades humanitárias” em Gaza.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Vocês podem ser fortes o suficiente para se defender” por si mesmos, “mas enquanto os Estados Unidos existirem, sempre estaremos ao seu lado”, afirmou o chefe da diplomacia americana após se reunir em Tel Aviv com Netanyahu.

Blinken mencionou as “possibilidades” de abrir corredores seguros para os civis que desejem abandonar a zona ou buscar refúgio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Qualquer um que deseje a paz e a justiça deve condenar o reino do terror do Hamas”, garantiu Blinken.

Mas “sabemos que o Hamas não representa o povo palestino nem suas legítimas aspirações de viver em igualdade de condições de segurança, liberdade, oportunidades de justiça e dignidade”, insistiu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais de 2.700 mortos

Segundo os balanços de ambos os lados, a guerra já causou a morte de mais de 1.400 palestinos em Gaza e de mais de 1.300 pessoas em solo israelense.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O exército afirmou, além disso, ter encontrado cerca de 1.500 cadáveres de combatentes do Hamas que se haviam infiltrado no país.

Governo de emergência

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Parlamento israelense aprovou a formação de um governo de emergência e de um gabinete de guerra, anunciado por Netanyahu e o centrista ex-ministro da Defesa Benny Gantz.

O principal líder da oposição, Yair Lapid, se negou a se juntar a um Executivo formado com “extremistas” e atribuiu ao governo o “imperdoável fracasso” de não ter conseguido impedir a ofensiva do Hamas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também os países membros da Otan pediram ao Estado hebreu “defender-se proporcionalmente contra esses atos de terrorismo injustificáveis”.

“Israel tem o direito de se defender eliminando os grupos terroristas, entre eles o Hamas, mas preservando as populações civis”, declarou o presidente francês, o centrista Emmanuel Macron, em um discurso televisionado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Mundo

Um meteoro cruzou o céu de Portugal na noite deste sábado (18), causando um clarão impressionante que foi registrado por diversas pessoas em diferentes...

Benny Gantz Benny Gantz

Mundo

O número dois do Gabinete de Guerra israelense, Benny Gantz, deu um ultimato ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste sábado, exigindo a aprovação de um...

Lamborghini faria lima Lamborghini faria lima

São Paulo

Na tarde deste sábado (18), um motorista de uma Lamborghini perseguiu um motociclista que havia roubado seu relógio Rolex na Avenida Faria Lima, em...

Tony Ramos Tony Ramos

Celebridades

O ator Tony Ramos teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Botafogo neste sábado (18) e foi transferido para a...

Rivaldo Barbosa Rivaldo Barbosa

Destaques

Na sexta-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou o pedido de liberdade feito pela defesa e optou por...

golpe do pix golpe do pix

Brasil

A Justiça do Rio Grande do Sul bloqueou 18 perfis falsos nas redes sociais que se passavam por autoridades ou entidades idôneas para desviar...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Em uma operação de resgate humanitário, a Defesa Civil do Amazonas repatriou neste sábado (18) 60 amazonenses que estavam desabrigados no Rio Grande do...

Brasil

Um acidente envolvendo dois veículos resultou na morte do cantor e compositor Guilherme Leon, de 32 anos, na madrugada deste sábado, 18, na Rodovia...

Menina estupro coletivo Recife Menina estupro coletivo Recife

Brasil

Na sexta-feira (17), a Polícia Civil , por meio da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), prendeu na cidade de Juruá, Amazonas, um idoso...

Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou neste sábado (18) o “Voo do Melhor Amigo”, uma missão que transportou 20 toneladas de ração para auxiliar...

Mega-Sena Mega-Sena

Brasil

Na noite deste sábado (18), ocorreu o sorteio do concurso 2.726 da Mega-Sena, realizado em São Paulo. O prêmio totaliza R$ 30 milhões para...

São Paulo

A Polícia Civil fechou, na sexta-feira (17), uma fábrica clandestina de produção e comercialização de azeites na Estrada Hondo Japão, em Jacareí, no interior...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit