Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As forças dos Estados Unidos (EUA) e Reino Unido abateram na terça-feira (09) 18 drones e três mísseis disparados pelos terroristas do iemenitas Houthis, num “complexo ataque” no Mar Vermelho, em direção às vias marítimas internacionais, de acordo com o Pentágono.
Não se registaram danos ou feridos em resultado dos ataques terroristas do Iêmen.
“Os Houthis, apoiados pelo Irã, lançaram um ataque complexo de conceção iraniana no sul do Mar Vermelho, utilizando drones, mísseis de cruzeiro antinavio e um míssil balístico antinavio”, disse o Comando dos EUA para o Médio Oriente (Centcom).
De acordo com o Centcom, “18 drones, dois mísseis de cruzeiro e um míssil antinavio foram abatidos por caças do porta-aviões norte-americano Dwight D. Eisenhower, três contratorpedeiros norte-americanos e um navio de guerra britânico, o HMS Diamond”.
“Este é o 26.º ataque dos Houthis às rotas marítimas comerciais no Mar Vermelho desde 19 de novembro. Os navios são aconselhados a transitar com cautela e a comunicar qualquer atividade suspeita”, diz o comunicado do Centcom.
O secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, Grant Shapp, disse na rede social X (antigo Twitter) que se tratou do “maior ataque até à data”.