Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Taiwan escolhe novo presidente em momento de tensão com a China

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]
👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

Os taiwaneses começaram a votar neste sábado (12) para eleger um novo presidente, que terá o desafio de manter o rumo da democracia face às crescentes ameaças da China de acabar com a autonomia da ilha.

Na véspera da votação, a China instou os taiwaneses a tomarem “a decisão certa” se quiserem evitar a guerra e descreveu o atual vice-presidente favorito da ilha, Lai Ching-te, como um perigoso “separatista”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As quase 18 mil mesas de voto espalhadas por este território de 23 milhões de habitantes abriram às 8h00, hora local, e encerrarão às 16h00 para estas eleições de turno único.

À noite deverão ser conhecidos os resultados, que serão acompanhados de perto pela China e pelos Estados Unidos, principal apoiante e fornecedor de armas da ilha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É bom que todos possam votar e exercer o seu direito de cidadão”, disse Eve, uma eleitora de 27 anos, à agência de notícias AFP.

Três homens aspiram a ser o sucessor do Presidente Tsai Ing-wen, cujo mandato iniciado em 2016 tem sido marcado pela crescente pressão diplomática, económica e militar de Pequim.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além de Lai, do Partido Democrático Progressista (DPP), no poder, o ex-policial Hou Yu-ih do Kuomintang (KMT), defensor da manutenção do status quo com a China, e Ko Wen-je, líder do pequeno Partido Popular de Taiwan (PPT), estão concorrendo.

Taiwan e a China continental estão de facto separadas desde 1949, quando as tropas comunistas de Mao Zedong derrotaram as forças nacionalistas, que se refugiaram na ilha e impuseram uma autocracia que se transformou em democracia na década de 1990.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A China nunca deixou de proclamar a sua intenção de “reunir” o país, pela força, se necessário. Na mesma sexta-feira, o seu exército prometeu “esmagar” qualquer tentativa de “independência” de Taiwan, localizada a apenas 180 km da sua costa.

Os resultados serão monitorados de perto pela China e por Washington – o principal aliado e fornecedor de armas da ilha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vitória, mas sem maioria?

A animada campanha eleitoral terminou na sexta-feira com comícios dos três partidos em Taipei, que reuniram centenas de milhares de pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Depois de ser eleito presidente, continuarei no caminho da democracia e da paz”, prometeu Lai, cujo partido DPP considera esta ilha um estado independente de facto.

O seu principal adversário, Hou Yu-ih, do Kuomintang, censura Tsai e Lai por estas posições soberanas que vão contra a China e defende laços mais estreitos com Pequim.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Diante desses dois partidos que alternaram o poder desde o início da democracia taiwanesa, o pequeno PPT abriu caminho como uma “terceira via”.

Além de escolher um presidente, os taiwaneses devem renovar o seu Parlamento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A rigorosa lei eleitoral de Taiwan impede a publicação de sondagens nos dez dias anteriores às eleições e também proíbe os meios de comunicação de perguntar aos eleitores qual o boletim de voto que escolheram.

Analistas sugerem que Lai, de 64 anos, vencerá as eleições presidenciais, mas que o seu partido poderá perder a maioria na Câmara de 113 assentos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Espero que a próxima administração se saia tão bem como a actual”, disse um reformado de apelido Liu, de 70 anos, na mesma assembleia de voto onde o presidente cessante, Tsai, votará na cidade de Nova Taipei.

Território estratégico

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ilha é fundamental para a economia mundial, tanto pela sua posição estratégica entre o Mar da China Meridional e o Oceano Pacífico como pela sua indústria líder de semicondutores, componentes essenciais na fabricação de telefones, automóveis ou mísseis.

Nos últimos anos, a China aumentou a pressão militar sobre o território, lançando periodicamente manobras de grande escala que suscitaram receios de uma eventual invasão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também intensificou a sua campanha diplomática para isolar Taiwan, agora oficialmente reconhecida por 13 estados, depois de países como Honduras e Nicarágua terem rompido relações com Taipei para estabelecê-las com Pequim.

O estatuto de Taiwan é uma das questões mais espinhosas na rivalidade entre a China e os Estados Unidos, que competem pela influência nesta região estratégica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Washington exortou Pequim a não interferir na votação e a abster-se de exercer “novas pressões militares ou ações coercitivas” após os resultados.

Com informações AFP

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp] O Instituto Nacional...

Pablo Marçal Datena Pablo Marçal Datena

Política

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Os vídeos publicados na...

Moraes Moraes

Política

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O senador Alessandro Vieira...

Barroso descumpre lei para ir ao 'Gilmarpalooza' Barroso descumpre lei para ir ao 'Gilmarpalooza'

Justiça

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O presidente do Supremo...

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A Polícia Federal (PF)...

Celebridades

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A advogada Adélia Soares...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O pastor Silas Malafaia...

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp] Após ser agredido...

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp] O suspeito de...

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp] O governador do...

Pablo Marçal Datena Pablo Marçal Datena

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Na tarde desta segunda-feira...

Governo do Rio investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais Governo do Rio investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O governo do Rio...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit