Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

SpaceX se prepara para o terceiro voo de teste do Starship, o foguete mais poderoso do mundo

SpaceX está se preparando para o terceiro voo de teste do Starship, o foguete mais amplo e potente do mundo.

A SpaceX está pronta nesta quinta-feira para o terceiro voo de teste do Starship, o foguete mais amplo e potente do mundo, fundamental nos planos da NASA de levar astronautas à Lua e no objetivo de Elon Musk de colonizar Marte algum dia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dois testes anteriores terminaram em grandes explosões, embora tenham representado avanços. Após a segunda tentativa, a SpaceX propôs ao regulador, a Administração Federal de Aviação, 17 “medidas corretivas” que deveriam ser aplicadas para obter uma nova licença de voo, que já foi concedida.

O lançamento está previsto para as 9:00 horas

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

(horário de Brasília) a partir da “Starbase” da empresa em Boca Chica, Texas, que dependerá das condições climáticas. Este novo voo de teste inclui vários objetivos, incluindo um primeiro retorno controlado à Terra.

Com 120 metros de altura, o foguete é composto por duas etapas: o propulsor Super Heavy com 33 motores e, acima deste, a nave Starship, que por extensão dá nome a todo o megafoguete.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A empresa do bilionário Elon Musk confia no Starship para alcançar seu objetivo de levar a humanidade a Marte, e seu desenvolvimento também é muito importante para a agência espacial dos Estados Unidos, que conta com esta nave para levar seus astronautas à Lua durante sua missão Artemis 3 em 2026.

“Atingir a órbita”
O primeiro teste ocorreu em abril de 2023. A SpaceX foi obrigada a fazer o Starship explodir poucos minutos após o lançamento, porque as duas etapas não conseguiram se separar. O foguete se desintegrou em uma bola de fogo e caiu no Golfo do México.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O segundo teste, realizado em novembro de 2023, teve resultados ligeiramente melhores: o propulsor se separou da nave espacial, mas então ambos explodiram sobre o oceano. A nave, no entanto, tinha atingido uma altitude de aproximadamente 150 km, ultrapassando a fronteira do espaço.

Para este terceiro teste, a SpaceX disse que tem “objetivos ambiciosos” como realizar “um retorno controlado” da nave à Terra e amerissar no Oceano Índico ao finalizar o teste, após aproximadamente uma hora. A primeira etapa também deve cair no oceano, após a separação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Musk disse em janeiro que desta vez a nave espacial deveria “atingir a órbita” durante o voo. A SpaceX também quer testar a abertura da escotilha que poderia ser usada no futuro para liberar carga, como satélites, no espaço.

A empresa também começará a testar a capacidade da nave espacial de transferir combustível no espaço. Segundo a imprensa especializada, este teste poderia ser realizado entre dois tanques dentro da nave.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para chegar à Lua, o Starship precisará de reabastecimento de combustível. Com o tempo, a ideia é demonstrar que podem ser enviados ao espaço “navios-tanque Starship” para reabastecer, a temperaturas ultrarrefrigeradas, um Starship principal que aguardará na órbita terrestre. Em seguida, isso poderá continuar até o destino.
O método SpaceX
Para esses testes, os protótipos usados não carregam carga. E a SpaceX, que desenvolve protótipos do Starship desde 2018, já fabricou muitas cópias de seu foguete.

O método de desenvolvimento da SpaceX é diferente do das empresas tradicionais e das agências espaciais nacionais. Ao contrário destas últimas que operam com dinheiro dos contribuintes, a SpaceX usa seus próprios fundos, o que lhe permite assumir mais riscos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A empresa também tem uma técnica de “desenvolvimento iterativo”, baseada em testes sucessivos ligados entre si a um ritmo rápido, mesmo que explodam.

As lições aprendidas permitem fazer mudanças rapidamente. Com cada teste, “aprendemos algo novo”, disse Musk em janeiro em um discurso aos funcionários. “É sempre melhor sacrificar material do que sacrificar tempo”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O desenvolvimento de seus foguetes Falcon, que com 96 missões bem-sucedidas em 2023 dominam atualmente o mercado de lançamentos dos Estados Unidos, também foi baseado em múltiplos testes fracassados. Sua cápsula Dragon, que envia astronautas e carga para a Estação Espacial Internacional, e sua constelação de satélites de Internet Starlink que agora cobre dezenas de países, seguiram as mesmas estratégias.

Reutilizável
Além de seu enorme tamanho, o Starship, em última análise, deve ser completamente reutilizável. Atualmente, apenas a primeira etapa do foguete Falcon 9 retorna à Terra após cada lançamento, para ser reutilizada, mas não seu propulsor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Poder voar as duas etapas do Starship várias vezes permitirá lançamentos ainda mais frequentes e por menos dinheiro: um imperativo para poder “colonizar” Marte, segundo Musk. O chefe, sempre otimista sobre sua agenda, disse esta semana que esperava que o Starship realizasse “mais seis voos este ano”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Brasil

A tragédia que vitimou 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em uma pousada no Bairro Floresta, em Porto Alegre, segue com cinco vítimas...

Brasil

Neste sábado (27), uma carreta desgovernada atingiu onze carros e uma motocicleta no perímetro urbano da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em...

São Paulo

O governo de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (26), planos para a construção de mais de 6 mil moradias na região central da capital....

Últimas Notícias

Durante sua visita à sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os...

Brasil

A chegada de Edgardo Ruben Assad, também conhecido como Sheikh Suhail Assad, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na última terça-feira, pegou...

RESUMO DO DIA

✅Suspensão Da Desoneração Da Folha De Pagamento Ameaça 1 Milhão De Trabalhadores Suspensão da desoneração da folha de pagamento ameaça 1 milhão de trabalhadores...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Últimas Notícias

A Polícia Civil localizou a mulher envolvida no caso em que teria levado seu filho de cinco anos à força das mãos da avó...

São Paulo

Uma fábrica clandestina de palmito juçara foi desativada e um homem foi multado em R$ 895 mil em Sete Barras, no interior de São...

São Paulo

Na tarde desta sexta-feira (26), a Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 20 anos, suspeito de fazer parte de uma quadrilha...

Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em áreas de Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Minas Gerais...

Últimas Notícias

Um grupo de turistas brasileiros vivenciou uma tragédia na noite de quinta-feira (25), quando o ônibus que os transportava para o deserto do Atacama,...

São Paulo

Um ventilador do teto do túnel 2 do Rodoanel Oeste se desprendeu e atingiu veículos na altura do km 11, na região de Barueri,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit