Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Almirante dos EUA prevê data para invasão chinesa em Taiwan

O chefe do Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos, almirante John Aquilino, afirmou na quarta-feira que acredita que o exército chinês estará preparado para invadir Taiwan até 2027, cumprindo um objetivo que os militares americanos acreditam ter sido estabelecido pelo presidente chinês Xi Jinping para reunir Taiwan ao território continental chinês pela força, se necessário.

Aquilino, que testemunhou perante o Comitê de Serviços Armados da Câmara liderado pelo Partido Republicano, disse que “todas as indicações apontam” para o exército chinês alcançar o suposto objetivo de Xi de potencialmente invadir Taiwan até 2027.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde 2020, o exército chinês adicionou mais de 400 aeronaves de combate e 20 navios de guerra significativos, ao mesmo tempo em que duplicou seus mísseis balísticos e de cruzeiro, de acordo com Aquilino, que disse que a China aumentou seus gastos em 16% para mais de USD 223 bilhões.

Aquilino afirmou que o exército chinês tem simulado operações contra Taiwan nos últimos anos, incluindo bloqueios marítimos e aéreos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, Avril Haines, diretora de Inteligência Nacional, disse ao Comitê de Inteligência da Câmara bipartidária no ano passado que “não é nossa avaliação que a China queira ir para a guerra”. Yun Sun, diretora do Centro Stimson, um think tank sediado nos EUA, disse ao The Guardian que não acreditava que a “preparação militar” levaria a China a atacar.

Xi teria dito a Joe Biden no ano passado que não estabeleceu um cronograma para reunir Taiwan com a China, segundo a NBC News, citando fontes anônimas com conhecimento das discussões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, disse no ano passado que Taiwan estava “levando muito a sério a ameaça militar chinesa”, acrescentando que acreditava que “2027 é o ano em que devemos levar isso a sério”.

A situação em torno de Taiwan se agravou no ano passado após a visita da então presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, seguida por uma visita a Washington por uma delegação taiwanesa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os laços entre China e a ilha de Taiwan, que a considera uma província sob sua soberania, foram rompidos em 1949, depois que as forças do partido nacionalista Kuomintang foram derrotadas na guerra civil pelo Partido Comunista e se estabeleceram no arquipélago. Os relacionamentos foram restabelecidos apenas em nível empresarial e informal no final dos anos 80.

Wu alertou nesta quarta-feira sobre a presença de “enormes” bases militares do regime chinês nas proximidades de Taiping, a maior ilha de Spratly no mar do Sul da China.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“China estabeleceu grandes bases militares nos recifes ao redor da ilha de Taiping, como os recifes Mischief, Subi e Fiery Cross. Essas situações devem ser levadas em consideração”, enfatizou o ministro das Relações Exteriores em declarações à imprensa.

Desde 1946, Taiwan exerce controle sobre Taiping, também conhecida como Itu Aba, e estabeleceu uma guarnição da Guarda Costeira, um porto, uma pista de pouso e outras infraestruturas civis lá.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A maior das ilhas Spratly voltou às manchetes esta semana, depois que o comitê de Assuntos Exteriores e Defesa do Parlamento taiwanês, coordenado pela legisladora Ma Wen-chun, do opositor Kuomintang (KMT), anunciou uma visita a Taiping para o próximo mês de maio.

Os legisladores da oposição instaram a presidente Tsai Ing-wen a visitar Taiping antes do final de seu mandato em 20 de maio, seguindo o precedente de ex-líderes como Chen Shui-bian e Ma Ying-jeou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Partido Democrático Progressista (PDP) reafirmou seu compromisso com a soberania de Taiping por meio de um comunicado no Facebook, embora tenha observado que não é o momento adequado para uma viagem de Tsai devido às atuais tensões geopolíticas.

Ao ser questionado sobre o assunto, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan reiterou nesta quarta-feira que “Taiping está sob a soberania de Taiwan e não há dúvidas sobre isso”, ao mesmo tempo em que expressou suas “dúvidas” sobre a viagem dos parlamentares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Conforme as disputas continuarem a aumentar, Taiwan deve pensar em soluções pacíficas para os problemas do mar do Sul da China, em vez de permitir que outros pensem que está criando dificuldades”, concluiu Wu.

(Com informações de EP e EFE)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

RESUMO DO DIA

✅Brasil Perderá R$ 3,7 Trilhões Até 2055 Se Barrar Exploração De Petróleo Brasil perderá R$ 3,7 trilhões até 2055 se barrar exploração de petróleo...

RESUMO DO DIA

✅Moraes Aprova 48 Acordos No Caso 08/01: Réus Cumprirão Penas Com Serviços À Comunidade E Pagamento De Multas Moraes aprova 48 acordos no caso...

Desemprego Desemprego

Economia

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,9% no trimestre finalizado em março, conforme revelado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua,...

Moraes Moraes

Últimas Notícias

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ratificou, no decorrer do mês de abril, um total de 48 acordos entre a...

Curiosidades

A jaqueta de Michael Jackson em “Billie Jean”, um item histórico do mundo da música e especialmente para os grandes fãs do artista, será...

Destaques

Na manhã desta segunda-feira (29), durante a Agrishow, evento de agronomia em Ribeirão Preto, o ex-presidente Jair Bolsonaro desfilou em uma caminhonete pelo local,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

drogas

São Paulo

Uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) resultou na apreensão de mais de 900 quilos de cocaína e na prisão de cinco...

Bebê pit bull Bebê pit bull

Brasil

Um menino de 1 ano e 4 meses, que foi atacado por um cão da raça pit bull em São Sebastião do Oeste (MG),...

Últimas Notícias

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Civil realizou uma operação que resultou na desativação de um laboratório de drogas pertencente a uma facção criminosa. O...

São Paulo

Na segunda-feira (29), a Polícia Militar desmantelou uma “casa bomba” localizada no Sacomã, zona sul de São Paulo, em uma operação que resultou na...

São Paulo

Na segunda-feira (29), uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de armas, drogas, balanças de precisão e até um item semelhante a um...

Últimas Notícias

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagraram nesta terça-feira (30) a Operação Bancarrota, visando...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit