Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A ministra do Interior da Lituânia, Agne Bilotaite, anunciou nesta sexta-feira (24) que a Lituânia e seus aliados na OTAN concordaram em estabelecer um “muro de drones” para proteger suas fronteiras de “provocações”.
Cinco países que compartilham fronteiras com a Rússia estão programados para participar dessa iniciativa.
Bilotaite disse à agência de notícias Baltic News Service: “Esta é uma abordagem totalmente nova, um muro de drones que se estenderá da Noruega à Polônia, com o propósito de usar essas tecnologias e drones para garantir a proteção de nossas fronteiras”.
Também nesta sexta-feira, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, discutiu o assunto das fronteiras com a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas.
No dia anterior, quinta-feira (23), a polícia e o Conselho da Guarda de Fronteiras da Estônia acusaram guardas russos de remover boias do rio Narva. Essas boias eram utilizadas para marcar a divisão entre os dois países e delinear rotas marítimas.
A polícia observou que a posição das boias flutuantes pode variar a cada primavera e afirmou que, neste ano, a Rússia não concordou com a localização de cerca da metade das 250 boias.