Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O regime da Venezuela afirmou que planeja retomar as negociações com o governo dos Estados Unidos nesta semana. O anúncio foi feito na segunda-feira por Nicolás Maduro, a menos de um mês de uma aguardada eleição presidencial na qual ele busca um terceiro mandato.
Durante seu programa semanal de televisão, Maduro caracterizou o diálogo como “urgente” e disse estar “de acordo” em reiniciá-lo na quarta-feira. Não ficou claro de imediato se o governo dos Estados Unidos também aceitou a proposta.
“Recebi a proposta durante dois meses consecutivos do governo dos Estados Unidos para restabelecer as conversações e o diálogo direto”, disse Maduro, conforme relatado pela imprensa local.
As eleições de 28 de julho se apresentam como o maior desafio enfrentado pelo governante Partido Socialista Unido de Venezuela em seus 25 anos de domínio, que começaram com a presidência do carismático Hugo Chávez. O partido pretende controlar todos os poderes do Estado por mais seis anos, mas suas bases estão divididas, enfraquecidas e decepcionadas.
Dez candidatos, incluindo Maduro, participarão das eleições. O único candidato com chances reais de derrotar Maduro é Edmundo González Urrutia, que representa a coalizão opositora Plataforma Unitaria.