Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A base aérea da Otan em Geilenkirchen, na Alemanha, elevou seu nível de alerta de segurança devido a informações de inteligência que indicam uma potencial ameaça. A segurança do pessoal é a principal prioridade, e as operações continuam conforme o planejado.
Em comunicado divulgado na plataforma de redes sociais X, a base informou que todos os funcionários essenciais que não estavam em missão foram enviados para casa como medida de precaução.
O nível de ameaça foi elevado para Charlie, o segundo mais alto em uma escala de quatro níveis, o que indica que um incidente ocorreu ou que há informações de inteligência que sugerem uma alta probabilidade de ação terrorista contra organizações ou pessoal da Otan.
Esta é a segunda vez que a base, que abriga a frota de aeronaves de vigilância AWACS, aumenta seu nível de segurança.
Na semana passada, uma base militar em Colônia foi temporariamente fechada após a ocorrência de um incidente, com autoridades investigando uma possível sabotagem no fornecimento de água.
No mesmo dia, a base em Geilenkirchen registrou uma tentativa de invasão, o que levou a uma varredura completa das instalações.
Posteriormente, o setor militar alemão informou que a água em Colônia não havia sido contaminada.
A Otan já alertou sobre possíveis atividades hostis da Rússia, incluindo atos de sabotagem e ataques cibernéticos, enquanto a Rússia frequentemente acusa a organização de ameaçar sua segurança.