Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pelo menos 15 pessoas morreram carbonizadas e mais de 40 ficaram feridas neste sábado após a explosão de um caminhão-tanque que transportava combustível em Miragoâne, no departamento de Nippes, no oeste do Haiti, segundo informações do governo e da imprensa local.
Espera-se que o número de vítimas aumente nas próximas horas devido a um incêndio que começou quando o tanque de combustível do caminhão foi perfurado após colidir com um veículo que estava quebrado na estrada.
De acordo com testemunhas, moradores da área perceberam o acidente e correram em direção ao caminhão-tanque para recolher combustível, mesmo com os alertas do motorista para que não se aproximassem demais. Foi nesse momento que o caminhão explodiu. Cerca de 20 carros e motos pegaram fogo, deixando a população local em choque.
Os feridos foram levados para o hospital Sainte Thérèse, na cidade portuária de Miragoâne, a aproximadamente 100 km de Porto Príncipe.
O primeiro-ministro interino Garry Conille convocou uma reunião de emergência devido à tragédia, informou Emmanuel Pierre, chefe nacional da Proteção Civil, à AFP. Ele acrescentou que os feridos em estado grave seriam transferidos para outros hospitais.
Conille também mencionou nas redes sociais que os números ainda eram preliminares e que estavam sendo planejadas evacuações por helicóptero. “O governo se solidariza com todas as vítimas e suas famílias”, declarou.
“Lamento muito a explosão que ocorreu hoje. Falei com as autoridades locais em Nippes e mobilizei os responsáveis da Proteção Civil, saúde pública e assuntos sociais para salvar as vidas dos feridos graves”, escreveu o primeiro-ministro Conille no X (antigo Twitter). Ele confirmou que a Direção Geral de Proteção Civil havia relatado, até o meio-dia, mais de 15 mortos e 40 feridos graves.
Esta não é a primeira vez que uma tragédia desse tipo ocorre no Haiti. Em dezembro de 2021, mais de 60 pessoas morreram após a explosão de um caminhão-tanque em Cap-Haïtien, no norte do país.
Nos últimos meses, o Haiti tem enfrentado uma grave crise humanitária devido a confrontos com gangues violentas que tomaram grande parte da capital e se expandiram para regiões próximas, provocando deslocamentos em massa, violência sexual, recrutamento de crianças e fome generalizada. No início deste mês, o Haiti ampliou seu estado de emergência para cobrir todo o território nacional.
(Com informações da AFP, EFE e Reuters)