Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Segundo Deborah Flint, presidente e CEO do Aeroporto Internacional Pearson, a aeronave levava quatro tripulantes e 76 passageiros, entre eles, 22 canadenses. Os demais ocupantes eram de nacionalidades diversas. “Equipes de emergência do aeroporto tiveram uma resposta exemplar, chegando ao local em poucos minutos e evacuando rapidamente os passageiros”, afirmou Flint durante uma coletiva de imprensa na noite de segunda-feira.
Ela também informou que 17 passageiros foram levados para hospitais da região. O Serviço Paramedico Regional de Peel classificou inicialmente dois adultos e uma criança em estado crítico. O Hospital for Sick Children confirmou que o paciente pediátrico recebeu atendimento e está em boas condições. Os demais feridos apresentaram lesões leves a moderadas. Os adultos em estado crítico – uma mulher de 40 anos e um homem de 60 anos – foram transportados de helicóptero para o hospital, conforme informado pelos serviços de resgate aéreo.
O Conselho de Segurança em Transportes do Canadá (TSB) confirmou que está enviando uma equipe para investigar o acidente. Os órgãos de investigação dos Estados Unidos, incluindo o NTSB e a FAA, também enviarão especialistas para auxiliar na análise do ocorrido. Flint alertou que duas pistas do aeroporto permanecerão fechadas ao menos parte do dia nesta terça-feira (18) para investigações, o que pode causar atrasos nos voos.
A Delta Air Lines divulgou um comunicado informando que o acidente ocorreu por volta das 13h15 (horário central dos EUA) e confirmou que quatro dos ocupantes eram tripulantes. A companhia também cancelou todos os voos restantes da segunda-feira de e para o Aeroporto Pearson. “Os corações de toda a família global da Delta estão com os afetados pelo incidente de hoje”, disse Ed Bastian, CEO da companhia.
A Associação de Comissários de Bordo-CWA divulgou um comunicado afirmando que sua tripulação estava a bordo e que não houve fatalidades. “Pedimos que não haja especulações sobre o incidente enquanto as investigações estão em andamento”, disse a entidade. O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, expressou alívio ao saber que ninguém morreu. “Autoridades provinciais estão em contato com o aeroporto e as autoridades locais e oferecerão toda a assistência necessária”, afirmou.
Meteorologistas informaram que, no momento do incidente, havia neve soprando em Toronto, com visibilidade reduzida a 9 quilômetros, ventos a 32 km/h e rajadas chegando a 60 km/h. A temperatura era de -8°C. O voo era operado pela Endeavor Air, uma subsidiária da Delta Air Lines com sede em Minneapolis, Minnesota.
O acidente ocorreu poucas semanas após uma colisão mortal entre um avião da American Airlines e um helicóptero militar Black Hawk no Aeroporto Reagan, em Washington D.C., onde todos os ocupantes faleceram. Dois dias depois, um jato médico caiu em um bairro da Filadélfia, matando seis passageiros e uma pessoa em solo. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
