🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Quarta-feira (19) no Mercado Livre
🛍️ Ver Ofertas no Mercado Livre🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Quarta-feira (19) na Shopee
🧡 Ver Ofertas na ShopeeO presidente Volodimir Zelensky classificou a ação como “cruel” e afirmou que a Rússia atua com impunidade; segundo a ONU, mortes de civis saltaram 70% em julho
A Ucrânia registrou nesta quarta-feira (19) mais um episódio do que autoridades e organizações de direitos humanos chamam de “safaris humanos” promovidos pelas forças russas: ataques com drones contra veículos civis em Kherson deixaram cinco mortos e vários feridos.
O ataque mais grave foi direcionado a um micro-ônibus, matando quatro passageiros — um homem e três mulheres. Em outro ponto no centro da mesma cidade, uma mulher morreu e um homem ficou ferido após um ataque separado de drone. As informações foram confirmadas pelo governador da região de Kherson, Oleksandr Prokudin.
🇺🇦 Human safari continues in Kherson
A Russian drone struck a minibus in Kherson’s Korabelny district, killing four elderly people and injuring five more.
Kherson has become a hunting ground where Russian FPV drones systematically chase cars, buses, cyclists, and pedestrians.… pic.twitter.com/59zXTkjSE7
— Visegrád 24 (@visegrad24) August 19, 2026
“O cruel ‘safari’ russo contra nossa gente em Kherson há muito tempo foi além do que uma pessoa normal poderia imaginar”, escreveu o presidente Volodimir Zelensky na rede social X. “Enquanto os parceiros hesitam sobre o envio de mais equipamentos de defesa, os russos agem com total impunidade”, completou.
O ataque ao transporte público
Prokudin divulgou fotos e vídeos do micro-ônibus com o piso coberto de sangue, janelas destruídas e um buraco no teto provocado pela explosão. O governador destacou que o operador do drone tinha visibilidade clara do veículo civil.
“Apesar disso, o operador lançou o explosivo diretamente sobre o teto do coletivo”, afirmou. A Procuradoria da Ucrânia confirmou o crime em nota oficial e abriu apuração sobre o caso.
A Rússia não se manifestou sobre as acusações. Moscou nega atacar alvos civis de forma deliberada na guerra iniciada com a invasão de fevereiro de 2022.
“Safaris humanos”: a caçada por drones
O termo “safari humano” passou a ser usado na Ucrânia para descrever como operadores de drones caçam moradores e veículos que circulam pelas ruas.
A diretora da Anistia Internacional na Ucrânia, Veronika Sentsov-Velch, alertou para a prática: “Há operadores que caçam homens, mulheres e crianças em praças públicas e depois publicam as imagens em redes sociais russas, orgulhosos do crime que cometeram”. No início do mês, a divulgação de um vídeo mostrando um drone perseguindo um feirante em Kherson já havia gerado comoção internacional.
Pior momento em anos para os civis
A tragédia reforça o agravamento do conflito. Relatório recente das Nações Unidas apontou que 437 civis morreram na Ucrânia apenas no mês de julho — um salto de 70% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e o maior índice mensal desde maio de 2022.
Desde o início do conflito, o acumulado de civis mortos no país já ultrapassa 17 mil, segundo levantamento da ONU.
















































































