Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Rússia-Ucrânia: ONU diminui esperanças de negociações de paz

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira que está claro que “não há chances imediatas de um acordo de paz na Ucrânia”, mas prometeu que o órgão mundial “nunca desistirá” e “deverá estar sempre pronto para fazer tudo o que pudermos para acabar com esta guerra sem sentido.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Falando em Viena ao lado do presidente austríaco Alexander Van der Bellen, Guterres disse a repórteres que a ONU está fazendo o que pode para salvar vidas e facilitar evacuações e ajuda humanitária.

“Esta guerra não vai durar para sempre”, disse Guterres. “Haverá um momento em que as negociações de paz estarão na mesa. Haverá um momento em que espero que seja possível ter, de acordo com a carta da ONU e o direito internacional, uma solução para o problema.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Autoridades ucranianas disseram que as forças do país obtiveram ganhos ao expulsar as forças russas de Kharkiv, uma cidade no nordeste da Ucrânia que está sob ataque desde que a Rússia lançou sua invasão no final de fevereiro.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy ofereceu cautelosamente o que chamou de “boas notícias” em um discurso na terça-feira, dizendo que “os ocupantes estão sendo gradualmente afastados”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Mas também quero exortar todo o nosso povo a não espalhar emoções excessivas”, disse Zelenskyy. “Não devemos criar uma atmosfera de pressão moral excessiva, onde se esperam vitórias semanais e até diárias.”

O líder ucraniano também escreveu seu agradecimento na quarta-feira à Câmara dos Deputados dos EUA por aprovar um projeto de lei autorizando quase US$ 40 bilhões em nova ajuda militar e humanitária para a Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A medida ainda precisa ser aprovada pelo Senado dos EUA e inclui US$ 7 bilhões a mais do que o presidente Joe Biden pediu na semana passada.

Biden disse que seu governo “quase esgotou” sua autoridade existente para enviar armas e outros equipamentos militares dos estoques do Pentágono.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os recursos adicionais incluídos neste projeto nos permitirão enviar mais armas, como artilharia, veículos blindados e munições, para a Ucrânia”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em comunicado. “E eles nos ajudarão a reabastecer nosso estoque e apoiar as tropas dos EUA em território da OTAN.”

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse na quarta-feira que as forças ucranianas foram bem-sucedidas no uso de drones para atingir as defesas aéreas russas e reabastecer navios, enquanto a Rússia tenta reforçar uma guarnição na ilha de Zmiinyi.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministério destacou a importância do local, dizendo que se a Rússia for capaz de consolidar sua posição com defesa aérea estratégica e mísseis de cruzeiro de defesa costeira, “eles poderão dominar o noroeste do Mar Negro”.

A Rússia lançou na terça-feira ataques com mísseis no porto de Odesa, no Mar Negro, disseram autoridades ucranianas, enquanto Moscou tentava interromper remessas críticas de armas e linhas de fornecimento para a Ucrânia na 11ª semana da guerra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os militares ucranianos disseram que a Rússia disparou sete mísseis contra alvos de Odesa, atingindo um shopping center e um armazém, matando pelo menos uma pessoa e ferindo mais cinco.

O prefeito Gennady Trukhanov visitou o armazém ao amanhecer e disse que “não tinha nada em comum com infraestrutura militar ou objetos militares”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Ucrânia alegou que algumas das munições disparadas contra Odesa datavam da era soviética, tornando-as pouco confiáveis ​​na mira. Mas um think tank ucraniano que acompanha a guerra, o Centro de Estratégias de Defesa, disse que Moscou usou algumas armas de precisão contra Odesa: Kinzhal, ou “Adaga”, mísseis hipersônicos ar-superfície.

No entanto, o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse a repórteres que não viu “nenhuma evidência a respeito de mísseis hipersônicos sendo disparados contra Odesa”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Kirby acrescentou que “não houve impacto no fluxo e envio de material para a Ucrânia, seja como resultado dos ataques em Odesa ou em qualquer outro lugar”.

Os combates se concentraram no leste e no sul da Ucrânia nas últimas semanas, depois que Moscou retirou tropas de outras partes do país, incluindo a área ao redor da capital Kiev, no norte da Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, Avril Haines, diretora de inteligência nacional dos EUA, disse ao Comitê de Serviços Armados do Senado que a comunidade de inteligência avalia que o presidente russo, Vladimir Putin, não se contentará em capturar o leste da Ucrânia, se isso ocorrer.

“Avaliamos que o presidente Putin está se preparando para um conflito prolongado na Ucrânia durante o qual ele ainda pretende alcançar objetivos além da região de Donbas”, disse Haines.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Avaliamos que os objetivos estratégicos do presidente Putin provavelmente não mudaram, sugerindo que ele considera a decisão no final de março de reorientar as forças russas no Donbas como apenas uma mudança temporária para recuperar a iniciativa após o fracasso dos militares russos em capturar Kiev”, disse ela.

Parece não haver fim próximo na luta, com resultados inconclusivos até agora, mesmo com milhares de forças russas e tropas ucranianas e civis mortos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O tenente-general Scott Berrier, diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, disse ao comitê do Senado que nenhum dos lados está ganhando.

“Os russos não estão vencendo, e os ucranianos não estão vencendo, e estamos em um impasse aqui”, disse Berrier.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

RESUMO DO DIA

✅Incêndio Mata 10 Pessoas Em Pousada De Porto Alegre Incêndio mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO ✅Alerta...

Destaques

Um surto da infecção “Mpox” (viruela símica), causada por um vírus que foi detectado em humanos na década de 1970, está se alastrando na...

Rússia Otan Rússia Otan

Últimas Notícias

China deve interromper o apoio à invasão da Rússia na Ucrânia se quiser manter boas relações com o Ocidente, alertou nesta quinta-feira o secretário-geral...

Últimas Notícias

Durante uma entrevista concedida ao jornal Jangadeiro na última quarta-feira (24), o ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, fez declarações contundentes, acusando o Partido dos...

Pacheco Pacheco

Últimas Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (25) a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

Felipe Neto Felipe Neto

Últimas Notícias

O embate entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o influenciador de esquerda Felipe Neto escalou para medidas legais após...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo prédios cidade

São Paulo

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (25) destacam uma tendência de redução nos índices de...

Acidente com carro e ônibus deixa 3 mortos e ao menos 2 feridos na Zona Leste de São Paulo Acidente com carro e ônibus deixa 3 mortos e ao menos 2 feridos na Zona Leste de São Paulo

São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (26), um grave acidente na Rua da Passagem Funda, em Guaianases, na zona leste de São Paulo (SP), envolvendo um...

pousada pousada

Brasil

Na madrugada desta sexta-feira (26), um incêndio devastador assolou uma pousada localizada na região central de Porto Alegre, resultando na perda trágica de 10...

Polícia Federal Polícia Federal

Brasil

Nesta sexta-feira (26), a Polícia Federal iniciou a Operação Tork, visando dar seguimento às investigações sobre o suposto recebimento de vantagens indevidas por parte...

Mega-Sena Mega-Sena

Brasil

Um sortudo apostador da cidade de Campinas (SP) teve sua sorte recompensada ao acertar sozinho as seis dezenas do concurso 2.717 da Mega-Sena, cujo...

Novo Bolsa Família Novo Bolsa Família

Brasil

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (26) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com NIS de final 8. O valor...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit