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A Amazon permitirá que revendedores de automóveis vendam carros por meio de seu site no próximo ano, começando com a montadora sul-coreana Hyundai, anunciou a empresa nesta quinta-feira (16).
A empresa vem aos poucos abrindo caminho no mercado de compra de carros ao longo dos anos, lançando showrooms digitais em seu site para que os compradores pesquisem e comparem veículos, mas sem poder comprá-los diretamente da Amazon. Os consumidores também podem comprar produtos automotivos, como peças de reposição, por meio do site.
A partir de 2024, a Amazon permitirá que os compradores comprem um carro novo online e, em seguida, retirem-no ou recebam-no na concessionária local. Os consumidores poderão pesquisar os veículos disponíveis em sua região, fazer uma seleção e, depois, finalizar a compra na Amazon. A empresa disse que o novo recurso “criará outra maneira para os revendedores aumentarem a conscientização sobre sua seleção e oferecerem conveniência aos seus clientes”.
Não está claro se a Amazon ou o revendedor realmente venderão o veículo. Os fabricantes de automóveis tradicionais, como a Hyundai, têm relações complexas com os concessionários que são respaldadas, em muitos estados, por leis que tornam difícil ou ilegal contornar os concessionários franqueados e vender veículos novos diretamente aos consumidores.
A Tesla e outras startups de veículos elétricos, como a Rivian, desenvolveram soluções alternativas em muitos estados para vender veículos diretamente online aos consumidores. Elas incluem originar a venda em estados que não proíbem a prática ou tomar medidas legais para combater tais leis, como fizeram em Michigan.
Existem leis menos rigorosas em relação à venda de veículos usados, o que torna mais fácil para empresas como a Carvana e outras venderem carros e caminhões usados online diretamente aos consumidores.