Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A lista de mulheres mais ‘poderosas’ de 2023, divulgada pela Forbes nesta terça-feira (5), destaca 200 mulheres cujas atuações marcantes ao longo do ano foram avaliadas com base em critérios como dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. O ranking abrange diversas categorias, como política, finanças, tecnologia, negócios, mídia e entretenimento, incluindo representantes de diferentes países, como o Brasil.
Os critérios de avaliação variaram de acordo com a área de atuação. Para representantes políticas, considerou-se o Produto Interno Bruto (PIB) e a população dos países envolvidos. Já para as mulheres da área de negócios, foram analisadas as receitas, avaliações e o número de funcionários.
A primeira posição ficou com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo.
Outras mulheres que se destacaram na lista foram:
- Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu;
- Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos;
- Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália;
- Taylor Swift, cantora e compositora;
- Tarciana Paula Gomes Medeiros, presidente e CEO do Banco do Brasil.
A única brasileira na lista é Tarciana Paula Gomes Medeiros, presidente e CEO do Banco do Brasil, que alcançou a 24ª posição. O texto de introdução destaca sua trajetória desde 2000 no Banco do Brasil e seu papel na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2023, onde abordou a importância do financiamento para empresas ambientalmente sustentáveis.
Outros destaques incluem Beyoncé (36ª) e Rihanna (74ª) entre as cantoras, Oprah Winfrey (31ª), a boneca Barbie (100ª), Mary Barra (9ª), CEO da General Motors, e Safra Catz (17ª), CEO da Oracle.