Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Elon Musk anunciou nesta terça-feira (11) que, como um “ato de fé” no governo de Donald Trump, a Tesla dobrará a produção de veículos elétricos nos Estados Unidos nos próximos dois anos.
Durante um evento nos jardins da Casa Branca, ao lado de seu filho e do presidente, Musk declarou: “Com base nas grandes políticas do presidente Trump e de sua administração, e como um ato de confiança nos Estados Unidos, a Tesla dobrará sua produção de veículos no país nos próximos dois anos.”
O anúncio ocorre após dias de forte desvalorização das ações da Tesla, que chegaram a cair até 15% na bolsa. No entanto, nesta terça-feira, os papéis registraram leve recuperação, subindo mais de 5%.
Desde o pico registrado em dezembro, as ações da empresa acumulam queda superior a 50%, a maior dos últimos quatro anos. Como resultado, a fortuna de Musk encolheu cerca de US$ 70 bilhões em apenas um mês. Apesar disso, ele segue como o homem mais rico do mundo, segundo o índice Bloomberg Billionaires.
A crise na Tesla tem sido atribuída a decisões recentes do setor DOGE, comandado por Musk, que envolveram demissões, fechamento de unidades e suspensão de repasses milionários em assistência. Essas medidas levaram clientes a organizarem protestos em concessionárias da marca, venderem seus veículos e até vandalizarem carros da Tesla que encontravam nas ruas.
Em Portland, Oregon, mais de 350 manifestantes participaram de um desses protestos. Em Nova York, as manifestações foram ainda maiores e resultaram na prisão de nove pessoas por desordem pública no início de março. Além disso, circulam por várias cidades dos EUA adesivos com a frase: “Comprei antes de Elon enlouquecer”, refletindo a insatisfação dos consumidores.
Apesar das críticas, Musk garantiu que permanecerá à frente da Tesla e minimizou o impacto das polêmicas recentes. “Sim, sou o CEO da Tesla e continuarei no cargo enquanto trabalhar com Trump”, afirmou, acrescentando que permanecerá na posição “enquanto for útil”.
Trump, por sua vez, demonstrou apoio a Musk durante o evento e posou ao lado de cinco modelos de veículos da Tesla. O ex-presidente, que historicamente criticava os carros elétricos, chegou a afirmar que comprará um dos modelos.
“Creio que Musk foi tratado de maneira muito injusta por um pequeno grupo de pessoas. Só quero que todos saibam que ele não pode ser punido por ser um patriota”, declarou Trump. “Ele fez um trabalho incrível com a Tesla.”
No Truth Social, Trump reforçou sua posição e afirmou que “lunáticos da esquerda radical” estariam tentando “boicotar ilegalmente e de forma coordenada a Tesla, uma das maiores montadoras de veículos e o ‘bebê’ de Elon”.
O ex-presidente também elogiou o empresário: “Musk está arriscando tudo para ajudar nosso país e está fazendo um TRABALHO FANTÁSTICO! Por que ele deveria ser punido por usar sua tremenda capacidade para ajudar a FAZER OS ESTADOS UNIDOS GRANDES NOVAMENTE?”.