Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

vitaminas que retardam o envelhecimento
(Ilustração/Gazeta Brasil)

Saúde

Ciência da Beleza: Descubra as vitaminas que retardam o envelhecimento

As mudanças na pele são um dos sinais mais claros do envelhecimento, perceptíveis no surgimento de rugas e flacidez no rosto. Cada camada da pele contém tecido conjuntivo, com fibras de colágeno que fornecem suporte e fibras de elastina que dão flexibilidade e força.

À medida que os anos passam, esse processo natural de envelhecimento afeta nossa aparência externa e sua origem é multifacetada. “As mudanças na pele estão relacionadas a fatores ambientais, constituição genética, nutrição e outros. No entanto, o fator individual mais importante é a exposição ao sol. Você pode ver isso comparando áreas do corpo que têm exposição regular ao sol com áreas protegidas da luz solar”, afirma a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma dieta saudável que forneça as vitaminas adequadas para cuidar da pele e o consumo abundante de líquidos são de grande ajuda para melhorar a saúde da pele.

A vitamina C é a melhor para retardar o envelhecimento?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A vitamina C (ácido ascórbico) é um potente antioxidante que desempenha um papel fundamental na manutenção de uma pele saudável, combatendo os radicais livres. Além disso, é indispensável para a síntese de colágeno, uma proteína vital para a estrutura e elasticidade da pele.

“A vitamina C protege contra os efeitos dos radicais livres, moléculas que são produzidas quando o corpo quebra os alimentos ou é exposto à fumaça do tabaco e à radiação solar, raios X ou outras fontes. Os radicais livres podem desempenhar um papel em doenças cardíacas, câncer e outras doenças. A vitamina C também ajuda o corpo a absorver e armazenar ferro”, explicam os especialistas da Mayo Clinic.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essas propriedades não apenas protegem a pele contra danos oxidativos, pois a vitamina C protege em duas frentes, além de ser um escudo contra o envelhecimento celular, é essencial para a produção de colágeno, fundamental para a regeneração cutânea.

Vitamina E

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

À medida que o corpo humano envelhece, a necessidade de vitamina aumenta. Este nutriente essencial, conhecido por seu papel crucial na regulação do sistema imunológico, é um aliado contra o envelhecimento celular e o envelhecimento prematuro.

A vitamina E é um potente antioxidante e compartilha com a vitamina C seu poder de ajudar a neutralizar os radicais livres, moléculas que causam danos celulares e contribuem para o envelhecimento. Além disso, repara as membranas celulares e pode melhorar os sintomas do eczema.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora nosso corpo produza naturalmente vitamina E, fatores externos como a exposição solar podem diminuir seus níveis.

A vitamina E é encontrada em óleos vegetais, nozes e amendoim, sementes de girassol, frutas e vegetais como beterraba, couve, espinafre, abóbora, pimentão vermelho, aspargos, manga e abacate.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A quantidade diária recomendada (RDA) de vitamina E para homens e mulheres com 14 anos ou mais é de 15 mg por dia (ou 22 unidades internacionais, UI), incluindo mulheres grávidas. As mulheres que amamentam precisam de um pouco mais, 19 mg (28 UI) por dia.

Vitamina A

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A vitamina A vem de duas fontes. Um grupo, chamado retinoides, vem de fontes animais e inclui o retinol. O outro grupo, chamado carotenoides, vem das plantas e inclui o betacaroteno. O corpo converte o betacaroteno em vitamina A.

O retinol é um componente essencial que ajuda na regeneração celular e na produção de colágeno e elastina. Entre suas propriedades estão a capacidade de reduzir as rugas finas, melhorar a luminosidade e atenuar as manchas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A vitamina A está presente em muitos alimentos, como espinafre, laticínios e fígado. Outras fontes são alimentos ricos em betacaroteno, como vegetais de folhas, cenouras e melão. Seu corpo transforma os betacarotenos em vitamina A.

Outra forma de incorporar o retinol é em cremes ou soros, que devem ser aplicados gradualmente e sob a orientação de um especialista. Da Associação Colombiana de Dermatologia, a Dra. Vanessa E. Echeverry Morales, recomenda começar com concentrações baixas e escolher o tipo adequado de acordo com o tipo de pele. Lave o rosto com um sabonete suave e evite usar esfoliantes antes de aplicá-lo: “Enquanto sua pele se acostuma a essa substância sem se irritar, você pode começar 3 vezes por semana e aumentar os dias conforme sua tolerância. É preferível aplicar à noite”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nesse mesmo sentido, os especialistas de Harvard afirmam que os retinoides nos cremes para a pele podem fazer com que a pele fique muito sensível à luz forte, então é recomendável aplicar cremes com vitamina A à noite e evitar o sol forte após o uso.

Como consumir vitamina C?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O corpo humano não produz vitamina C, portanto, deve ser obtida de fontes externas. A principal fonte para consumir vitamina C são os alimentos, especialmente através de frutas e vegetais. Segundo os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), os vegetais com mais vitamina C são:

  • Frutas cítricas, como laranjas, kiwis e toranjas
  • Frutas vermelhas, como morangos e cerejas
  • Frutas tropicais como manga e melão
  • Legumes como pimentão, repolho, espinafre, tomate, couve-flor e brócolis

Outra maneira de aproveitar todas as propriedades para a pele da vitamina C é através de produtos cosméticos como cremes e soros que incorporam o ácido ascórbico e seu poder antioxidante como princípio ativo. Também pode ser obtido através de suplementos, de acordo com a indicação de um médico.

Como saber se preciso de suplemento de vitamina C?

A dose recomendada de vitamina C para adultos maiores de 19 anos é de 90 mg ao dia para homens e 75 mg para mulheres. Durante a gravidez e a lactação, a quantidade aumenta para 85 mg e 120 mg ao dia, respectivamente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fumar pode reduzir os níveis de vitamina C no corpo, por isso, recomenda-se aos fumantes 35 mg adicionais além da dose diária recomendada.

A Escola de Saúde Pública de Harvard indica que a vitamina C é solúvel em água, por isso, qualquer excesso geralmente é excretado na urina em vez de armazenado no corpo. É segura em quase qualquer quantidade proveniente de alimentos, e os suplementos nas quantidades recomendadas também são considerados seguros para a maioria das pessoas. Em algumas pessoas, doses muito altas podem provocar sintomas como diarreia, náuseas e azia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As guias de nutrição de Harvard indicam que a deficiência de vitamina C é pouco comum em países desenvolvidos, mas pode surgir com uma dieta que fornece menos de 10 mg ao dia durante um mês ou mais, especialmente em pessoas com uma dieta limitada em frutas e vegetais, em fumantes ou pessoas expostas ao fumo passivo, e no abuso de drogas e álcool.

Os sinais mais comuns de deficiência incluem escorbuto, uma doença caracterizada pela perda de colágeno que debilita os tecidos conjuntivos, manifestando-se com manchas na pele, hematomas, sangramento e inchaço das gengivas, perda de dentes, perda de cabelo, retardo na cicatrização de feridas, fadiga e anemia por deficiência de ferro devido à menor absorção de ferro de ferro não-heme.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

uspeitos de matar PM e filha em S

São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo identificou os três suspeitos de envolvimento nas mortes do policial militar Anderson de Oliveira Valentim, de 46 anos,...

Capa

A Avenida Paulista, em São Paulo, foi tomada por milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) em um ato em defesa...

Brasil

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte está oferecendo uma recompensa de R$ 15 mil por...

Últimas Notícias

Novos dados divulgados  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 23, apontam um crescimento significativo no número de pessoas vivendo em...

Brasil

Apesar do progresso nas últimas décadas, o Brasil ainda enfrenta um desafio significativo no quesito saneamento básico: mais de 1,2 milhão de pessoas (0,6%...

Ciência e Tecnologia

Um módulo espacial americano não tripulado pousou com sucesso na Lua na quinta-feira (22), marcando a primeira vez que uma nave espacial dos EUA...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Japa do PCC

São Paulo

Karen de Moura Tanaka Mori, conhecida como “Japa” do PCC, foi autorizada pela Justiça a cumprir a prisão preventiva em casa com tornozeleira eletrônica....

arsenal de guerra barueri arsenal de guerra barueri

São Paulo

A Justiça Militar decretou a prisão preventiva de dois cabos do Exército Brasileiro acusados de participarem do furto de 21 metralhadoras do Arsenal de...

Rodrigo Marinho Crespo Rodrigo Marinho Crespo

Brasil

Na tarde desta segunda-feira (26), um advogado identificado como Rodrigo Marinho Crespo, de 42 anos, foi morto a tiros por um criminoso encapuzado em...

Ministério da Saúde vacinas crianças comorbidades Ministério da Saúde vacinas crianças comorbidades

Brasil

O Partido Verde (PV) protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (26) com o objetivo de garantir a vacinação de crianças...

Últimas Notícias

Um grave acidente na tarde desta segunda-feira (26) no Rodoanel, na região de Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, resultou na morte do motorista...

Brasil

Um professor denunciou nas redes sociais uma situação que ele considerou racista em uma loja de brinquedos no Botafogo Praia Shopping, na Zona Sul...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO