Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quarta-feira (20) que a sua pasta vai redistribuir as doses da vacina contra a dengue enviadas a 521 municípios selecionados pela pasta e que ainda não foram utilizadas.
Segundo Nísia, terão prioridade nesse processo municípios que decretaram situação de emergência em razão da doença.
“Vamos fazer a redistribuição das doses que não foram aplicadas e que estão nos municípios. Vamos fazer um rankeamento dos municípios que estão em situação de emergência por dengue”, anunciou a ministra.
“Isso não vai ser detalhado hoje. Está em processo, tem que ser feito de forma muito cuidadosa”, completou Nísia Trindade.
A socióloga ressaltou que o Ministério da Saúde poderia utilizar diversos critérios no momento de redistribuir as doses contra a dengue, entre eles aumentar a faixa etária a ser imunizada na rede pública, atualmente definida entre 10 e 14 anos.
“O critério adotado, pela questão de saúde pública que nós vivemos, é ampliar para municípios”, explicou a ministra de Lula.
“A vacina é um instrumento importantíssimo a médio e longo prazo. Ela não é a solução para essa epidemia. Ainda mais uma vacina que é aplicada em duas doses com intervalo de três meses”, afirmou.